Mamografia: exame é o mais forte aliado na luta contra o câncer de mama
Por Marketing, postado em 04/10/2013
Incentivar a detecção precoce do câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres, é o objetivo da campanha Outubro Rosa. E, como forma de prevenção, o ginecologista e mastologista Sergio Wilson Alves Pereira dá uma importante dica para as mulheres: “Quando for fazer o preventivo, peça ao médico para que examine a sua mama”, aconselha.
O autoexame não exclui a mamografia pois, apesar de ser uma ferramenta importante na detecção de nódulos, não possui a mesma eficácia do exame em laboratório para a identificação de tumores. Por isso, além de a mulher examinar a própria mama e pedir ao médico que também a examine, é indispensável que ela faça o exame. No município, são realizados 600 por mês. Não há lista de espera para esse serviço.
A mamografia é a radiografia do seio. Ela é capaz de mostrar lesões milimétricas, em fase inicial. O aparelho utilizado para sua realização é o mamógrafo. Nele, a mama é comprimida horizontalmente, para permitir o registro de melhores imagens, a fim de tornar a capacidade de diagnóstico maior. Esse procedimento causa um pequeno desconforto discreto e suportável.
Saiba quando e onde fazer
O mastologista Sergio Wilson Alves Pereira orienta que as mulheres entre 35 e 40 anos façam uma mamografia para avaliar o próprio estado. E que, a partir dos 40, esse exame seja realizado anualmente. Contudo, ele frisa que aquelas que tiverem algum parente de primeiro grau (mãe ou irmã) com a doença devem fazê-la a partir dos 30.
Em Cariacica, o exame é feito no Centro Municipal de Diagnóstico e Imagem (CMDI), em Alto Lage. Para realizá-la, a paciente deve apresentar o pedido médico e a requisição da mamografia, obtidos junto à unidade de saúde. O CMDI funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A doméstica Terezinha Nascimento Vieira, de 63 anos, passa pelo procedimento todos os anos. Ela mora em São Geraldo, foi até a unidade de saúde do bairro, consultou com a ginecologista que solicitou o exame. “Peguei o pedido e uma requisição na unidade e vim ao CMDI. Foi bem fácil, só chegar e fazer, não tem fila. A mamografia é um pouco incômoda, mas vale a pena”, conta.
Serviço:
Centro Municipal de Diagnóstico e Imagem (CMDI)
Endereço: rua Antônio Leandro da Silva S/N, em Alto Lage.
Dia e horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Ponto de referência: anexo à Maternidade Municipal, na Rua Antônio Leandro da Silva S/N, em Alto Lage.
Telefone: 3343-6930 ou 3343-6995
Mais informações: para fazer o exame é preciso estar munido de um pedido do médico e de uma requisição de mamografia, pegue na unidade.
Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira