Prefeitura entrega Sistema de Monitoramento de Glicose para crianças com diabetes
Por Mariana Santos, postado em 26/03/2025
Fotos Claudio Postay
A tarde desta quarta-feira (26) foi marcada por uma importante entrega na saúde pública do município. A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), oficializou a entrega do Sistema de Monitoramento de Glicose, destinado às crianças com diabetes tipo 1 que residem na cidade e estudam na rede municipal de ensino.
O Sistema é composto por um leitor portátil e um sensor descartável e visa proporcionar qualidade de vida para as crianças. A entrega simboliza a concretização da lei nº 6.697, de 12 de novembro de 2024, que institui o programa de monitoramento de glicose aos moradores beneficiários da cidade.
“Esse projeto vai garantir ainda mais qualidade de vida. Nossas crianças são o futuro e precisamos cuidar tanto da saúde quanto da educação. É mais um passo significativo da gestão”, falou Shymenne de Castro, vice-prefeita e secretária de Governo.
Aprovada pela Câmara Municipal de vereadores e sancionada pelo prefeito Euclério Sampaio, a lei representa um avanço para a saúde pública de Cariacica, garantindo um cuidado especial para crianças de 4 a 12 anos que residem no município e estudam na rede municipal de ensino.
O secretário de Saúde, Pedro Ivo, comemorou a entrega. “Esse momento é muito importante para nós e demonstra que estamos proporcionando uma saúde com mais qualidade, evitando que essas crianças precisem passar pelo procedimento de furar os dedos todos os dias para a aferição de glicose. É uma conquista”, comentou.
A iniciativa é fundamental para proporcionar mais autonomia e segurança para as famílias. Nesta quarta-feira (26), as crianças já foram para casa com o novo dispositivo.
Michele Matos, mãe do Heitor Pereira, de 4 anos, falou da felicidade em receber o kit. “Fico emocionada porque isso é muito importante. Tinha dias em que ele precisava furar o dedo oito vezes, sempre vinha triste e agora, com esse recurso, isso vai mudar. Nós dois vamos ter mais autonomia e a nossa qualidade de vida vai aumentar 100%”, disse ela.
Com o dispositivo, Michele vai poder monitorar a glicose do filho com mais precisão e agilidade, além de poder acompanhar, mesmo de longe, por meio de uma aplicativo no celular.
Após a solenidade, a empresa responsável realizou um momento de capacitação para o uso adequado do material e tirou as dúvidas das famílias. Os professores da rede ensino também vão receber as orientações para manusear o equipamento.