Cariacica Saudável: aulas gratuitas de karatê têm proporcionado qualidade de vida aos moradores

“Tem benefícios tanto para a saúde física quanto para a mental, além de melhorar muito a nossa vida!”. Essa é a experiência da Rhiany Rangel, de 17 anos, que participa das aulas gratuitas de karatê oferecidas pela Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp), na Estação Cidadania-Esporte, no Parque O Cravo e a Rosa, em Itanguá.


O karatê é uma arte marcial que traz vários benefícios e tem feito grandes mudanças na qualidade de vida dos praticantes. A cada aula, o esporte reúne cada vez mais munícipes que buscam cuidar do corpo e da mente.


“As aulas ajudam até mesmo na formação do caráter do atleta. Os exercícios que praticamos, que visam fortalecer os ossos, a musculação, o sistema respiratório e coordenação motora, reflexo e visão, promovem o aperfeiçoamento da pessoa como ser humano”, explicou o instrutor Michel Cutis, que conduz as aulas na Estação.


Cerca de 50 alunos participam dos encontros, que acontecem todas às terças e quintas-feiras, às 18 e 19 horas. Entre os atletas, há campeões estaduais e nacionais. Segundo o professor, já participaram crianças de três anos até idosos de 62 anos.


“As aulas me relaxam, além da influência no comportamento, pois preciso ter disciplina. O karatê não é só luta, vai muito além disso”, concluiu Rhiany Rangel.



A prática da atividade também contribui para a hierarquia, respeito, espírito de equipe, cordialidade, dentre vários outros benefícios.


Cristiane das Graças, mãe do Willes Lyrio, que faz parte das aulas e tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), falou sobre a mudança evidente após o início dos encontros. “Para uma criança especial, tem sido maravilhoso. Tem mais disciplina, concentração e respeito, ajuda bastante no desenvolvimento dele”, falou ela.


Os encontros são gratuitos e as vagas são ilimitadas. Para participar, o interessado deve comparecer à Estação Cidadania-Esporte no dia e no horário da aula.