Educação recebe Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e se destaca na promoção da equidade racial

A Secretaria Municipal de Educação de Cariacica foi contemplada com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais, uma certificação concedida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).


O reconhecimento reforça o compromisso do município com a implementação da Lei nº 10.639/2003, alterada pela Lei nº 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena. Além disso, o selo habilita Cariacica a pleitear incentivo financeiro para ampliar suas ações nessa área.


Dentre as iniciativas de destaque está o projeto Embaixadores PRÓ-ERER, uma formação voltada para docentes que atuam como multiplicadores da Educação para as Relações Étnico-Raciais. O programa, que já inspirou outras redes de ensino no país, aborda temas como identidade negra e indígena, descolonização do currículo e valorização das culturas afro-brasileira e indígena, contribuindo para um ambiente educacional mais inclusivo e antirracista.


A secretária de Educação do município, Luzian Berlisario, destacou que "o reconhecimento do MEC reafirma o protagonismo de Cariacica na construção de uma educação comprometida com a equidade racial, fortalecendo o papel da escola na formação de cidadãos críticos e conscientes da diversidade que compõe a sociedade brasileira", afirmou.