Futsal e letramento: com auxílio de lousa digital, alunos aprendem jogando em escola de São Geraldo
Por Thaiz Blunck, postado em 02/04/2025
Fotos Seme
O ano letivo na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EMEFTI) Talma Sarmento de Miranda, no bairro São Geraldo, começou com uma novidade para os alunos do 1º ao 3º ano. A nova disciplina eletiva “Futsal e Letramento”, criada pelos professores Danielly Correa de Oliveira Sacramento (Regente) e Thiago Gonçalves Jacob (Educação Física), une o ensino esportivo ao desenvolvimento da leitura e escrita.
A ideia surgiu a partir da tabulação dos sonhos dos alunos, que revelou um desejo comum entre a maioria dos meninos: ser jogador de futebol. Aproveitando essa paixão, a disciplina foi estruturada para ensinar técnicas de futsal na prática, enquanto os estudantes desenvolvem habilidades de escrita, leitura e contagem, utilizando registros de gols, palavras relacionadas ao esporte e jogos interativos na lousa digital.
Para isso a turma se divide, em dois grupos em um revezamento, entre prática e teorias, ambas aprendem as mesmas habilidades. Além de estimular a alfabetização de forma lúdica, o futsal na escola também contribui para o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças.
“Assim como o esporte encanta as crianças, buscamos encantá-las também com o uso do quadro digital. E tem dado muito certo! Eles amam as aulas teóricas”, destaca a professora Danielly.
Salas digitais
As escolas de ensino fundamental contam com 100 salas digitais que são equipadas com lousas interativas e podem transformar o aprendizado, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes.
Elas permitem que o professor utilize recursos multimídia, como vídeos, imagens e animações, para explicar os conteúdos de forma mais clara e envolvente.Além disso, os alunos podem interagir diretamente com a lousa, realizando atividades, resolvendo problemas ou até mesmo jogando jogos educativos. Isso torna o aprendizado mais participativo, ajuda a fixar melhor o conteúdo e pode atender a diferentes estilos de aprendizagem, tornando a aula mais eficaz.