Escola incentiva boas práticas e cuidado com ambiente por meio do livro “Por um mundo mais bacana"

Um ambiente recheado de aprendizado e boas ações! A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marília Rezende Coutinho, de Santa Cecília, incentivou os alunos a boas práticas e cuidado com o meio ambiente durante projeto com o livro “Por um mundo mais bacana”. 


O livro conta a história de uma vaca que contou aos colegas que o mundo ia acabar, pois do jeito que iam as coisas, não dava para continuar. E, com isso, cada um dos amigos resolveu dar sua contribuição para salvar o planeta. Assim fizeram também os alunos da escola, mostrando o respeito e a empatia.



A secretária de Educação do município, Luzian Belisario, parabenizou a iniciativa. “Trazer as lições dos livros para a realidade incentiva a leitura e aproxima os alunos do aprendizado. Realizando a apresentação, o que aprenderam fica marcado na memória”, disse ela.


O objetivo da ação foi apresentar aos alunos um tema interdisciplinar que trabalhasse o respeito uns com os outros, boa convivência e as pequenas atitudes que podem ajudar o planeta. “Trouxemos esse livro da Lúcia Reis porque ele aborda de uma forma lúdica e criativa esse tema. As crianças adoraram e viram que com atitudes simples no dia a dia a gente pode estar ajudando o planeta lá do futuro. Também aproveitamos o mês da água para conscientizar sobre o consumo”, comentou Raquel Delanes, professora da escola.



Os alunos participaram de cada etapa e ensaiaram a apresentação. Gabrielly Rosário, uma das estudantes que apresentou a encenação, falou sobre a lição aprendida. “Foi muito legal, eu gostei. Aprendemos sobre o que podemos fazer para ajudar o meio ambiente e o que é melhor para a nossa natureza. Falamos sobre respeitar as pessoas e os direitos das crianças”, contou.



A professora Elizabete Ribeiro, que também contribuiu para a apresentação dos alunos, ressaltou a importância de aprenderem boas ações e o cuidado que devem ter com o meio ambiente.


Ana Sophia Loureiro, uma das alunas, contou sobre a recepção amigável que os colegas de séries mais avançadas devem fazer com as crianças que chegam na escola, evidenciando um dos ensinamentos da apresentação. “Foi muito legal, a gente aprende que tem que limpar o meio ambiente e que também não pode brigar com o colega. A apresentação ajudou a nos comunicar com o 1° ano, que é novo na escola, devemos tratar bem e fazer amizade”, explicou ela.



A troca entre as turmas incentivou os mais novos a se engajarem na construção de um ambiente escolar mais acolhedor e consciente.