Saúde realiza ação conjunta de mobilização contra a Dengue na Ceasa

Mesmo com redução significativa nos números, a Secretaria de Saúde (Semus) de Cariacica, em parceria com o Governo do Estado, realizou, nesta quarta-feira (02), uma ação contra a dengue, na Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa). No local, que recebe 7.500 por dia, 32 agentes de endemias abordaram comerciantes, trabalhadores e agricultores com orientações para prevenção da doença e combate ao mosquito Aedes aegypti.  


Durante a ação, as equipes formadas por agentes de endemias da Semus de Cariacica percorreram as dependências da Ceasa para abordagens educativas, entrega de folhetos e orientações sobre como identificar e eliminar possíveis focos do mosquito.  


A equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms) da Semus também participou da ação com a réplica do mosquito e demonstrações de larvas do inseto, além de explicar sobre o ciclo de vida, formas de transmissão, diagnóstico e possíveis criadouros.  


"A conscientização é a principal arma para prevenção e combate à dengue. As orientações também são fundamentais para eliminação dos focos, além dos cuidados a serem observados com relação à proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunha “, destacou o secretário municipal de Saúde, Pedro Ivo.  


Para o subsecretario de Vigilância em Saúde do Estado, Orlei Cardoso, “a ação de mobilização é muito importante porque leva um alerta para os trabalhadores, bem como para as pessoas que circulam na Ceasa. A gente não pode relaxar para que não haja uma epidemia no Estado”, justificou.  


“É uma conscientização que vai alcançar a todos, principalmente os municípios da Região Serrana, que possuem o maior volume, cerca de 60%, em relação aos produtos comercializados aqui”, disse o diretor-presidente da Ceasa, Antônio Carlos Cesquim Diniz.  


O Espírito Santo registra mais de 48 mil notificações, com mais de 12 mil casos confirmados de Dengue nos 78 municípios capixabas. O Estado chegou a registrar um pico de seis mil casos por semana, mas o número sofreu redução significativa para 1.500 casos na última semana, segundo números da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).


Ações


A programação com ações de prevenção continuam nesta semana. Na quinta-feira (03) as equipes estarão nos Terminais Rodoviários de Itacibá, Campo Grande e Jardim América. Já na sexta (04) será a vez de levar conscientização para alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Angelo Luzani, em Mucuri. E no sábado (05), encerra o cronograma com um mutirão no bairro Campo Verde, quando as equipes da Prefeitura farão visitas domiciliares para orientar promover demais ações de prevenção.