Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu completa 42 anos de história e cultura
Por Mariana Santos, postado em 02/04/2025
Fotos Claudio Postay
Tradição, cultura e herança familiar. São Sebastião de Taquaruçu, regida por Valdeci Ferreira Vieira, uma das bandas de congo mais populares de Roda D’Água, carrega uma história rica em detalhes e paixão pela cultura capixaba. O grupo, que comemora 42 anos de união nesta quarta-feira (02), é um dos que participa do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água, que será realizado no próximo dia 28.
“Eu nasci no Congo. Meu pai me ensinou tudo o que sei e foi quem me incentivou a virar mestre. Hoje sou reconhecido por essa cultura e muito bem recebido por onde eu passo. Aprendi com ele a não deixar essa história morrer e hoje passo esse conhecimento para minha família. Essa peteca não vai cair enquanto eu estiver vivo”, contou Valdeci.
Uma tradição que passou de geração a geração, carregando uma forte herança familiar de amor pelo congo, a banda faz parte da vida do mestre Valdeci. Filho de congueiro, o mestre recebeu do pai a missão de liderar o grupo, que hoje tem 25 integrantes.
De pai para filha
A família do mestre Valdeci é toda de congueiros. A sua esposa é a rainha da banda e a sua filha, além de ser bailarina, é a principal responsável pela elaboração de projetos e agendamentos de apresentações do grupo.
“É sempre muito importante a gente integrar o grupo em vários eventos. Inclusive nossa banda gosta de estar presente e fazer com que as pessoas conheçam a nossa riqueza cultural de Cariacica”, disse Fabiana Ferreira Vieira, filha do mestre.
História
A banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu foi fundada em 2 de abril de 1983. A primeira sede da casa da banda foi construída em pau a pique no terreno da Família Siqueira Vieira. Após a desativação de outros grupos congueiros, as famílias de Taquaruçu se uniram e formaram um único grupo.
“Como eu fiz a minha banda à parte, fiquei conhecido e achamos melhor unir as duas e formar um grande grupo”, falou o mestre Valdeci.
Carnaval de Máscaras de Roda D’Água
O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água será realizado no dia 28 de abril, segunda-feira, dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado, e terá uma programação especial.
Promovido pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica e em parceria com a Prefeitura do município, o carnaval será no Campo do América, na Estrada de Roda D’Água, das 8 às 18 horas, com entrada gratuita.