Mestra Darinha mantém viva a cultura do Congo com a banda Unidos de Boa Vista
Por Mariana Santos, postado em 12/04/2025
Fotos Claudio Postay
Há 78 anos, no dia 27 de julho, nasceu uma nova Banda de Congo em Roda D’Água. Marcando gerações e distribuindo felicidade para a comunidade, o grupo, conhecido como Banda de Congo Unidos de Boa Vista, é comandado por Maria da Penha Teixeira Martins, a Mestra Darinha, primeira mulher a ser mestra de banda em Cariacica.
Darinha tem mais de 60 anos de congo e hoje reúne no grupo os filhos, sobrinhos, netos, irmãos e marido, para levar adiante a cultura que é fortalecida na família pelos mestres Carlão, Gaudêncio e Prudêncio. Hoje a banda conta com 30 integrantes.
“Eu conheci o Congo aos oito anos de idade. Antigamente, não tinha bailarina e nem uma mulher cantando, como faço hoje. Era só o mestre que cantava e uns mascarados, só os homens. Aliás, só existia uma banda de Congo aqui em Boa Vista”, relembrou Darinha.
Tradição e cultura: "O Congo é para quem ama"
Com tradição, religiosidade, folclore e cultura, Darinha tem muito orgulho de manter viva as raízes das gerações passadas. A congueira mantém atuante a Banda de Congo Unidos de Boa Vista, fazendo apresentações em eventos do município e no Carnaval do Congo de Máscaras de Roda D’água.
“Antes de irmos para o Carnaval de Congo, a gente se apresentava em vários lugares. Nós íamos para a Serra, Fundão e Alfredo Chaves para disputar e nós ficávamos em primeiro lugar. Foi quando eu comecei a cantar e me ensinaram os instrumentos”, contou.
Hoje a mestra passa seus conhecimentos para a família, amigos e para quem realmente ama o Congo. Segundo ela, é importante ensinar para os mais novos o valor da cultura e incentivá-los a manter viva a tradição de Boa Vista. “O Congo não é brincadeira. É para quem ama, para quem realmente quer. Não é bagunça, tem que ter responsabilidade”, ressaltou.
Carnaval de Máscaras de Roda D’Água
O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água será realizado no dia 28 de abril, segunda-feira, dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado, e terá uma programação especial.
Promovido pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica e em parceria com a Prefeitura do município, o carnaval será no Campo do América, na Estrada de Roda D’Água, das 8 às 18 horas, com entrada gratuita.