Vacina contra a dengue está disponível em todas as Unidades de Saúde de Cariacica

A vacina contra a dengue está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cariacica. Apesar disso, a cobertura vacinal entre o público-alvo, que são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, ainda é baixa, principalmente na segunda dose.


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), até o momento, 56,27% desse grupo recebeu a primeira dose da vacina, enquanto a segunda dose apresenta uma cobertura ainda menor, atingindo 24,13% da vacinação.


A imunização acontece por livre demanda, sem necessidade de agendamento, e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, em todas as unidades de saúde que dispõem da vacina contra a dengue. O secretário de Saúde, Pedro Ivo, reforça a importância da imunização do público-alvo.

“Orientamos que os pais levem seus filhos para se vacinar, pois a imunização completa é essencial para garantir a proteção eficaz contra a dengue. É uma doença grave e, em alguns casos, pode levar a complicações sérias. A vacina é uma forma segura e eficaz de evitar esses riscos”, afirma ele.

Sintomas e sinais de alerta


- Febre alta (acima de 38°C)
- Dor no corpo, nas articulações, atrás dos olhos e de cabeça
- Mal-estar
- Falta de apetite
- Manchas vermelhas no corpo.

Os sinais que exigem atenção redobrada são queda considerável na pressão, alteração no nível de consciência (como a sonolência), hipotermia (queda significativa da temperatura do corpo), dor abdominal intensa, vômitos e sangramento em qualquer parte do corpo.