Alunos valorizam a cultura de Cariacica com projeto fotográfico criativo e cheio de identidade
Por Thaiz Blunck, postado em 04/04/2025
Fotos Seme
Os alunos do 4º e 5º ano Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marília de Rezende Coutinho, no bairro Santa Cecília, colocaram a mão na massa - ou melhor, na tesoura - para criar um trabalho fotográfico cheio de identidade em homenagem à Cariacica, destacando as raízes e diversidade cultural do município.
Intitulado “No coração tenho o seu nome eternizado”, fazendo alusão ao hino de Cariacica, o projeto de colagens e fotografias foi inspirado nas obras do artista Gabriel Fernandes. As imagens escolhidas pelos estudantes traduzem o orgulho de morar em um município que se transforma a cada dia.
A proposta surgiu a partir de um curso que o professor de Artes, Fabiano Gomes Gusmão, está fazendo por conta própria, no qual teve contato com a obra de Gabriel Fernandes, artista que mistura fotografia, pintura e colagens para expressar cultura e ancestralidade.
A exposição do projeto acontece dentro da escola e faz parte das ações desenvolvidas ao longo do ano letivo em homenagem ao aniversário da cidade, comemorado no dia 24 de junho.
Como parte do projeto em 2024, os alunos também presenteram o artista Alfredo Godô com um quadro pintado pelos alunos do 2º ano, retratando o emblemático personagem João Bananeira.
"Os estudantes adoram trabalhar colagem e o objetivo do nosso projeto é incutir em nossos alunos e alunas o orgulho de morar em um município em pleno crescimento e desenvolvimento e, obviamente, conhecer a cultura de seu povo e tudo que esta terra produz e nos oferece no campo das artes, culinária, cultura, história e as belas paisagens", explicou a diretora Érika de Souza Santos.