Artistas assinam termo de execução cultural de projetos aprovados no VIII Edital da Lei João Bananeira

Cerca de 61 artistas assinaram, na noite desta terça-feira (08), os termos de execução cultural de projetos aprovados no VIII Edital de Seleção de Proponentes/2024 da Lei João Bananeira. A solenidade ocorreu no Mercado Municipal de Cariacica. Nesta edição de 2024, o edital registrou o maior número de inscrições da história da lei, totalizando 217 projetos.


Estiveram presentes a vice-prefeita, Shymenne de Castro, a secretária de Cultura e Turismo de Cariacica, Lúcia Dornellas, o secretário de Estado de Cultura, Fabrício Noronha, o presidente do Conselho de Cultura, Guilherme Silva, entre outras autoridades.


“Esse é o maior investimento da Lei João Bananeira na nossa cidade. Em parceria com o Governo do Estado, isso evidencia o compromisso da gestão com a cultura, com o fortalecimento e o impulsionamento dos artistas de Cariacica. O fomento à cultura gera ainda emprego e renda para a nossa população”, falou Shymenne de Castro.



A lista dos contemplados foi divulgada na última semana pela Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), no Diário Oficial.


"A Lei João Bananeira tem sido um verdadeiro sucesso no município. Desde sua implementação, que já tem 20 anos, temos visto um aumento significativo na produção artística e cultural. Artistas locais têm sido incentivados a criar obras incríveis e sabemos a importância da cultura para o Brasil, para o Espírito Santo e para Cariacica”, disse a secretária de Cultura e Turismo do município, Lúcia Dornellas.



Atendendo à demanda do Conselho Municipal de Cultura, o edital contemplou 17 artistas na modalidade "Primeiro Edital", garantindo, por meio da indicação do Conselho, no mínimo 20% das vagas para proponentes que participaram pela primeira vez.


Uma das integrantes do grupo Ratimbum, Elenice Moreira, esteve presente para assinar o termo e, segundo ela, é de grande importância a valorização do município com os artistas. “É uma lei de incentivo muito importante. Os artistas, a comunidade e a população de Cariacica agradecem porque vai ter muita cultura nos bairros, no teatro e nos espaços públicos”, ressaltou.



A Lei João Bananeira é uma iniciativa municipal que visa o incentivo à cultura e à valorização da identidade cultural de Cariacica, oferecendo oportunidades para artistas e produtores locais.


Um dos artistas plásticos contemplados foi Alvimar Miranda, que construiu, em miniatura, locais marcantes de Cariacica. “É uma alegria muito grande. Eu estava esperando o resultado para começar novas obras e agora vou poder dar início. Dessa vez, vou fazer a Nova Orla”, contou.