Dia do Hino Nacional: entoar melodia que reforça respeito e amor pelo Brasil é tradição em escolas de Cariacica

No próximo domingo, 13 de abril, é comemorado o Dia do Hino Nacional Brasileiro. A data lembra a primeira vez que a música, composta pelo maestro Francisco Manuel da Silva, foi tocada em público. Mesmo depois de tantos anos, a melodia, considerada uma das mais bonitas do mundo, ainda continua viva, principalmente dentro das escolas.


Em Cariacica, os alunos da rede municipal já aprendem desde pequenos a respeitar os símbolos do nosso país. Na Escola Municipal Cívico-Militar Coronel PM Orlady Rocha Filho, que fica no bairro Itanguá, cantar o Hino Nacional já é uma tradição.



Todas as segundas e sextas-feiras, antes das aulas, os alunos já sabem que têm uma tarefa muito importante a cumprir: eles se reúnem no pátio, formam filas e se colocam em atitude de respeito para entoar os versos que fazem parte da nossa história. 


Para Marília Rodrigues, aluna da escola, cantar o hino vai além da melodia: “O Hino Nacional não é só uma música bonita, ele representa algo muito maior: é a nossa história, os nossos valores e a identidade do nosso país”, disse ela. 


Além de reforçar os valores fundamentais como o respeito à história do Brasil, o reconhecimento de sua identidade e o fortalecimento do sentimento coletivo, o hábito também contribui para a formação de cidadãos conscientes e que valorizam o país que nasceram.


"O Hino Nacional representa o povo brasileiro, sua história, sua cultura. O estudante aprende com isso a amar a Pátria, a história do país e posturas que servirão para toda vida, ajudando a formar valores de cidadania, respeito e pertencimento entre os estudantes", afirma o diretor Roberto Lavieri Mendes.