Estudantes de Cariacica tocam violino durante aula de programa que leva arte e cultura nas escolas

Em salas antes marcadas apenas pelo som das atividades tradicionais, agora ecoam melodias afinadas que emocionam e surpreendem. Isso porque, nas escolas de Cariacica, alunos da rede municipal estão tendo a oportunidade de aprender a tocar violino por meio do Programa Semearte. O programa, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, tem levado a música clássica e outras atividades de musicalização para dentro das escolas.



“O Semearte vai muito além do ensino artístico. Ele amplia horizontes, desperta talentos e fortalece os vínculos dos alunos com a escola. A arte tem o poder de transformar vidas, e é isso que estamos promovendo nas escoas da rede municipal de Cariacica”, destaca a secretária de Educação Luzian Belisario.


As aulas ocorrem no contraturno escolar, o que amplia o tempo de permanência dos estudantes na escola e proporciona um ambiente ainda mais estimulante para o seu desenvolvimento integral. O programa valoriza a diversidade cultural e a expressão artística, criando um espaço onde os alunos podem explorar seus talentos e criatividade por meio de diferentes linguagens, como dança contemporânea, balé, teatro, violão, capoeira, flauta doce e banda marcial.


No caso das aulas de violino, elas são conduzidas pela professora de música Juliany Correia Machado, que destaca a importância do envolvimento familiar nas atividades. “A participação da família nas apresentações é essencial. O apoio dos pais motiva os alunos e fortalece a autoestima. A música estimula a concentração, a disciplina e o trabalho em equipe”, explica a professora.


A dona de casa Ariane Pereira, mãe do estudante Matheus Rodrigues, da Emef Manoel Mello Sobrinho, em Vila Palestina, é uma das mães que acompanha de perto o desenvolvimento do filho no programa. “É uma oportunidade única para o meu filho. Sempre quis que ele aprendesse um instrumento musical e fiquei muito feliz quando soube que a escola tinha esse projeto. É o primeiro ano dele na escola e tem sido muito gratificante”, afirma Ariane.



Desenvolvido ao longo do ano pela Gerência de Programas e Projetos, o Semearte une arte e educação como ferramentas transformadoras, fortalecendo tanto o aprendizado quanto o crescimento pessoal dos participantes. Para se inscrever, o aluno deve estar regularmente matriculado na unidade de ensino onde o programa está disponível e preencher a ficha de inscrição.