Programa Saúde na Escola conscientiza alunos sobre saúde bucal
Por Mariana Santos, postado em 11/04/2025
Fotos Divulgação
Como uma forma de ensinar maneiras de cuidado com a saúde e promover o bem-estar, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ferdinando Santório, de Vila Capixaba, receberam, nesta sexta-feira (11), uma palestra do Programa Saúde na Escola (PSE). Em uma iniciativa da Secretaria de Saúde do município, em parceria com a Secretaria de Educação, os estudantes aprenderam a forma correta de escovar os dentes e receberam o kit de higiene bucal.
A ação foi planejada e desenvolvida de forma colaborativa com as equipes de saúde da estratégia da família da Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Francisco e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.
O secretário de Saúde, Pedro Ivo, ressaltou o impacto que as palestras possuem no cotidiano escolar. “As equipes das unidades de saúde fazem um papel fundamental levando essas informações para as crianças do nosso município. É importante que eles entendam a relevância de cuidar da alimentação, da saúde bucal e de todos os detalhes para uma vida com qualidade”.
A atividade integra o Programa Saúde na Escola que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde e prevenção, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede municipal de ensino.
Além das atividades pedagógicas, os alunos recebem diversas ações que contribuem para o desenvolvimento na escola e no dia a dia. “É fundamental levar esses projetos para dentro das escolas, eles vão muito além de apenas ensinar, é uma forma de democratizar o acesso à saúde e incentivar o cuidado com fatores essenciais para a vida deles”, completou Luzian Belisario, secretária de Educação.
Programa Saúde na Escola (PSE)
O PSE é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, instituída pelo Ministério da Saúde, que visa ao desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. A articulação entre escola e a Atenção Primária à Saúde (APS) é a base do Programa Saúde na Escola.
Para a pedagoga, Larissa Littig, as parcerias são fatores cruciais na rede de ensino. “Assim como é importante a parceria entre a escola e a família para uma educação de qualidade, a educação e a saúde são processos importantes na vida da comunidade escolar e por isso é necessário caminharmos juntos. O PSE é um dos mecanismos que colabora com essa parceria, desenvolvendo ações como: saúde bucal, alimentação saudável e prevenção da obesidade, verificação da situação vacinal, peso e medida”, ressaltou.