Cooperativa de Cachoeirinha comercializa cerca de 60 toneladas de alimentos semanalmente
Por Mariana Santos, postado em 05/05/2025
Fotos Claudio Postay
A Cooperativa de Agricultores Familiares de Cariacica (CAFC-ES), fundada em junho de 2017, em Cachoeirinha, é um exemplo de sucesso na comercialização de produtos da agricultura familiar no município. Com 320 cooperados, a CAFC-ES envia semanalmente cerca de 60 toneladas de mercadorias, incluindo bananas e derivados, para comércios de diversos locais, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro.
Em Cariacica, os agricultores fazem parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). São entregues, semanalmente, pela Agricultura Familiar, e em todas as unidades municipais de ensino, verduras, legumes, frutas, pães e biscoitos para a composição diária dos cardápios da merenda escolar nas escolas da rede municipal.
Para o presidente da cooperativa, Davi Dutra de Barcelos, o grupo teve grande impacto na comunidade. “A gente tinha necessidade de aumentar a venda dos nossos produtos. Estávamos numa crise de banana e não compensava produzir. Foi quando nós montamos uma cooperativa de banana para fortalecer a venda dos agricultores”, disse.
O trabalho é resultado do esforço conjunto dos produtores rurais, que encontram na cooperativa uma oportunidade de levar seus produtos para além da comunidade e fortalecer a economia local. “A gente faz o doce de banana, que atualmente estamos construindo uma fábrica, e vendemos ele para os programas do governo, além da mariola sem açúcar, que é um produto muito comercializado em São Paulo”, ressaltou Barcelos.
No novo Mercado Municipal, os produtos ganharam um espaço para valorizar a produção local. Um box exclusivo da Prefeitura de Cariacica foi montado para a comercialização de produtos da agricultura familiar, fortalecendo os pequenos produtores.
Grupo Sete M – Sete Mulheres
O Grupo Sete M – Sete Mulheres, também conhecido pelos seus produtos “Delícias de Cachoeirinha”, transforma banana em produtos saborosos como bombons, chips, banana-passa, macarrão e farinha. O grupo mantém em funcionamento a loja “Venda dos Tropeiros” nos fins de semana, na estrada principal de Cachoeirinha.