Recuperação, evolução e qualidade de vida: aulas de hidroginástica tem impactado no cotidiano de alunos

“Hoje estou 100%, a hidroginástica mudou completamente minha vida”. Valdemir Barbosa, de 63 anos, dono do depoimento, viu na atividade física forças para recomeçar. Após cair de uma altura de seis metros e ficar 23 dias no hospital, o morador do bairro Bandeirantes começou as aulas sendo carregado. Hoje, com o avanço, já corre dentro da piscina.


A aula de hidroginástica é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), por meio do programa Cariacica Saudável, que oferece gratuitamente diversas atividades para os moradores do município. “É uma felicidade muito grande saber que o projeto tem impactado diretamente na vida das pessoas. É muito além de exercícios físicos, é uma forma de cuidar do corpo e da mente”, ressaltou o secretário de Esportes, Renan Escopeli.


Recuperação, evolução e melhoria na qualidade de vida. Esse é o lema que leva Valdemir, que dia após dia tem conquistado mais autonomia. “Isso tem sido benção na minha vida. Eu não teria condições de pagar por uma aula dessa e poder fazer de graça é maravilhoso. O primeiro dia foi muito difícil e hoje eu recebo até elogios das professoras”, contou.



Após o acidente, o morador ficou com medo de não conseguir fazer as aulas. Com pouco tempo, o resultado saiu e ele pôde se matricular na hidroginástica. Segundo ele, as dores sumiram rapidamente e os encontros para fazer os exercícios o ajudaram a cuidar da saúde mental.


“Eu achava que eu não conseguiria alcançar meu objetivo, mas graças a Deus, depois que eu entrei lá, até a minha mente melhorou. Inclusive, eu estudava teologia, interrompi uns meses e já voltei a estudar também, para mim está sendo uma grande vitória”, disse emocionado.


Valdemir ressalta que a ajuda dos monitores foi crucial para a melhoria do quadro. Para ele, a atenção e paciência são fundamentais para o desenvolvimento na aula. Nathália Godinho, uma das professoras da hidroginástica, contou como o aluno iniciou as aulas. “Quando o Valdemir chegou, estava sem mobilidade nenhuma, quase não andava, ele caminhava bem devagar. Hoje em dia, depois de ter feito a hidroginástica, ele caminha bem e chega feliz”, falou ela.



As aulas estão divididas em turmas de 40 pessoas, para as aulas realizadas às terças e quintas; bem como às quartas e sextas-feiras, às 8 e às 17 horas, na Piscina Espaço Show, em Alzira Ramos.


As atividades do Cariacica Saudável são sempre realizadas sob a orientação e coordenação de professores de educação física. Na hidroginástica, há uma lista de espera de pessoas para vagas remanescentes.