Dia Nacional do Livro Infantil: biblioteca pública destaca livros mais procurado pelas crianças
Por Mariana Santos, postado em 18/04/2025
Fotos Divulgação
No Dia Nacional do Livro Infantil, lembrado nesta sexta-feira (18), a Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, localizada em Campo Grande, selecionou os livros mais procurados pelos pequenos. Levando conhecimento e cultura para os moradores, a Biblioteca tem desenvolvido um papel fundamental na cidade.
O primeiro livro, número um de buscas, é o “Pe-legrino e Pe-trônio”, do autor Ziraldo Alves. Pelegrino era um artista que queria ser bailarino, pensava sempre em passos, em música e aplausos. Petrônio era esportista, sonhava com futebol, com dribles, bola e gol. Dois sonhos tão diferentes ligavam dois pés irmãos. O livro tem grande procura no local.
A coordenadora da Biblioteca Madeira de Freitas, Júlive Argentina, falou sobre o impacto dos livros na vida das crianças. “Neste Dia Nacional do Livro Infantil, a gente precisa exaltar e valorizar o quanto a literatura e a leitura no geral, pode fazer a diferença na vida de uma criança. Então é desejar que todos possam ter acesso a um livro, que todos possam ter a liberdade da leitura e de viajar realmente pelo mundo da imaginação infantil”, ressaltou.
A biblioteca recebe pessoas de diferentes locais e tem incentivado a prática da leitura. Lorrayne Codeco, mãe da Isabela Codeco, de 11 anos, diz que a filha sempre amou ir até o local. “Ela gosta muito de ler. Certo dia eu passei em frente a biblioteca e ela se interessou, perguntou se a gente podia ir lá para ver como funcionava e desde então ela vai quase todo dia”, falou.
O segundo livro é o “Marcelo, marmelo, martelo”, de Ruth Rocha, que fez parte da alfabetização de grande parte das crianças. Os personagens dos três contos deste livro são crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade.
Além dos livros, a biblioteca oferece diversas programações para a comunidade. Uma delas é a aula de inglês, em que Isabela é aluna. “Como ela é uma menina que gosta muito de aprender as coisas, eu coloquei ela no curso de inglês também. Ela vai pegar livros para poder ler em casa e também gosta de ir para fazer atividades da escola e ficar lendo lá mesmo”, concluiu a mãe.
O espaço elencou outros três livros: “Casa de Papel”, de Lilian Meneguci, “O gênio do Penedo: uma lenda capixaba”, de Elijance Marquês, e “O menino e o Tambor”, de Luiz Quintanilha.
Serviço:
Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas
Rua Santa Marta, 12, Campo Grande.
Telefone: 3354-7135 - WhatsApp 3386-3376.
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.