Projeto da Escola Orlando Moreira de Lima incentiva crianças ao hábito pela leitura

Com o objetivo de incentivar crianças ao hábito pela leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Orlando Moreira de Lima desenvolveu o projeto “Pequenos Leitores, Grandes Histórias”. A proposta é despertar o interesse dos alunos pela literatura de forma lúdica e envolvente, promovendo não apenas a habilidade de ler, mas, também, para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e da empatia.


As atividades realizadas e que ajudam a tornar este momento dinâmico incluem leitura em voz alta e a criação de histórias autorais. Essas estratégias, além de ajudarem no desenvolvimento de leitura e escrita, também ajudam a estimular a autoconfiança dos estudantes. Ao inventarem suas próprias narrativas, eles têm a chance de expressar pensamentos, sentimentos e vivências, o que contribui para o autoconhecimento. Além disso, ao organizarem suas histórias com começo, meio e fim, os alunos aprendem conceitos importantes sobre estrutura narrativa, construção de personagens e resolução de conflitos.


“Quando as crianças veem que suas histórias estão ganhando forma, seja por meio da escrita ou da ilustração, é proporcionado a elas um sentimento de orgulho e realização. Essa vivência fortalece a autoestima e incentiva a continuidade da criação”, afirma a diretora da unidade de ensino, Simoni Grola.


A escola também conta com o apoio dos familiares para tornar este momento ainda mais produtivo e especial. A equipe pedagógica incentiva os pais ou responsáveis a promoverem momentos em que todos possam ler juntos, participarem de contações de histórias e vivenciarem atividades lúdicas relacionadas à literatura. Assim, a família se torna ainda mais ativa e participativa e consegue também acompanhar o desenvolvimento do aluno na escola.