Alunos aprendem história medieval por meio do jogo de xadrez
Por Mariana Santos, postado em 27/04/2025
Fotos Wagnner Zanon/PMC
Unindo os conhecimentos adquiridos em sala de aula, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Valdici Alves Baier, localizada em Prolar, mostraram o talento no xadrez. A iniciativa é da disciplina de História, que tem trabalhado a temática da sociedade medieval.
“Esse é mais um exemplo de como o aprendizado pode ser prazeroso e divertido. É uma das formas de chamar a atenção do aluno e incentivar outras áreas do conhecimento”, disse a secretária de Educação do município, Luzian Belisario.
O projeto tem como objetivo representar a sociedade da idade média, a estrutura e os grupos sociais. Por meio do jogo de xadrez, os alunos conseguem visualizar de forma prática como era a organização e como cada peça no xadrez representa um grupo.
“Cada movimento do xadrez representa o respeito daquele grupo social. O projeto busca trazer essa experiência prática de funcionamento da sociedade medieval”, explicou o professor responsável, Isaías Neves.
Além de experienciar as práticas antigas, os alunos trabalham o raciocínio lógico, concentração, foco e estratégia. “O xadrez não é um jogo de sorte. Então eles precisam pensar muito em como fazer para dar xeque ou ameaçar o rei”, ressaltou o professor.
O projeto ocorre três vezes por semana, sendo uma aula de teoria e duas práticas. No fim do trimestre, os alunos vão participar de um campeonato interno e por meio da impressora 3D, a organização vai imprimir os troféus. Além disso, os participantes que se destacarem vão ser selecionados para os jogos escolares municipais.
Um dos alunos, Anderson Pereira, de 14 anos, e que está no 8° ano, falou do impacto do projeto no aprendizado. “É bem inspirador. Ele trouxe xadrez para nós e traz alegria para a aula. Quando nós jogamos, estudamos como vamos fazer um jogo bom. Tem que ter uma concentração muito grande. Estou gostando muito”, comentou.
O projeto visa promover o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. Com uma abordagem criativa, é um exemplo de como a educação pode ser feita de forma dinâmica.