Alunos aprendem história medieval por meio do jogo de xadrez

Unindo os conhecimentos adquiridos em sala de aula, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Valdici Alves Baier, localizada em Prolar, mostraram o talento no xadrez. A iniciativa é da disciplina de História, que tem trabalhado a temática da sociedade medieval.


“Esse é mais um exemplo de como o aprendizado pode ser prazeroso e divertido. É uma das formas de chamar a atenção do aluno e incentivar outras áreas do conhecimento”, disse a secretária de Educação do município, Luzian Belisario.


O projeto tem como objetivo representar a sociedade da idade média, a estrutura e os grupos sociais. Por meio do jogo de xadrez, os alunos conseguem visualizar de forma prática como era a organização e como cada peça no xadrez representa um grupo.


“Cada movimento do xadrez representa o respeito daquele grupo social. O projeto busca trazer essa experiência prática de funcionamento da sociedade medieval”, explicou o professor responsável, Isaías Neves.



Além de experienciar as práticas antigas, os alunos trabalham o raciocínio lógico, concentração, foco e estratégia. “O xadrez não é um jogo de sorte. Então eles precisam pensar muito em como fazer para dar xeque ou ameaçar o rei”, ressaltou o professor.


O projeto ocorre três vezes por semana, sendo uma aula de teoria e duas práticas. No fim do trimestre, os alunos vão participar de um campeonato interno e por meio da impressora 3D, a organização vai imprimir os troféus. Além disso, os participantes que se destacarem vão ser selecionados para os jogos escolares municipais.



Um dos alunos, Anderson Pereira, de 14 anos, e que está no 8° ano, falou do impacto do projeto no aprendizado. “É bem inspirador. Ele trouxe xadrez para nós e traz alegria para a aula. Quando nós jogamos, estudamos como vamos fazer um jogo bom. Tem que ter uma concentração muito grande. Estou gostando muito”, comentou.



O projeto visa promover o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. Com uma abordagem criativa, é um exemplo de como a educação pode ser feita de forma dinâmica.