Eletivas em escolas de Cariacica ajudam estudantes na preparação para o processo seletivo do Ifes

Alunos de três escolas da rede municipal de Cariacica estão tendo a oportunidade de se preparar de forma especial para o processo seletivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As eletivas ofertadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Educação Cívico-Militar (EMEF ECIM) Terfina Rocha Ferreira (Itaciba), EMEFs Manoel Mello Sobrinho (Vila Palestina) e Teotônio Brandão Vilela (Nova Rosa da Penha) foram criadas com foco no reforço de conteúdos de português e matemática e demais conteúdos exigidos nas provas do instituto.



Na EMEF ECIM Terfina Rocha Ferreira, por exemplo, a disciplina é conduzida pelo professor Ivanilson Campos de Oliveira e foca no desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como raciocínio lógico, resolução de problemas, leitura de gráficos e aplicação de conceitos matemáticos diversos. O conteúdo aborda temas como conjuntos numéricos, razão e proporção, funções, juros, teorema de Pitágoras, probabilidade, entre outros.


Para tornar as aulas mais atrativas, a metodologia inclui atividades lúdicas, simulados e até visitas às unidades do Ifes. Ao fim do semestre, os estudantes apresentam o que aprenderam por meio de murais fotográficos e relatos de experiências. “A proposta é despertar o interesse dos alunos e mostrar que o acesso ao ensino técnico e federal está ao alcance deles”, explica o professor Ivanilson.


A iniciativa já mostra resultados positivos. A estudante Lethicia Ribett, 14 anos, do 9º ano, conta que a eletiva tem sido essencial para superar dificuldades. “É uma oportunidade para esclarecer as dúvidas e me preparar bem para a prova. A iniciativa da escola foi muito boa e ajuda muito os alunos que têm o propósito de fazer o Ifes.”



Na EMEF Manoel Mello Sobrinho, o estudante Pedro Lopes, também de 14 anos, elogia a disciplina oferecida. ”As aulas da eletiva ajudam muito, tanto na preparação para o Ifes quanto nas aulas do dia a dia. A gente relembra conteúdos de anos anteriores, o que facilita o aprendizado em todas as matérias. Aprendendo bem português e matemática, a gente consegue se interessar mais pelas outras áreas também.”


Pedro também compartilha sua motivação: “O Ifes, para mim, é o todo da vida. Você sai de lá com ensino médio completo e com um curso técnico. Eu quero estudar logística no campus de Viana e, depois, seguir para a faculdade de jornalismo, porque gosto muito de comunicação”.



Na EMEF Teotônio Brandão Vilela, em Nova Rosa da Penha, a eletiva também tem sido desenvolvida com foco no reforço dos conteúdos cobrados no processo seletivo do Ifes. A equipe pedagógica trabalha com questões de provas anteriores ao longo do ano, promovendo aulões temáticos, encontros com ex-alunos que hoje estudam no Ifes e palestras com professores da instituição para apresentar as oportunidades oferecidas, como iniciação científica, cursos técnicos e laboratórios. Além disso, está programada uma visita ao campus do Ifes de Cariacica no dia 23 de maio, com o objetivo de aproximar os alunos da realidade do ensino técnico federal.


"Estamos preparando nossos alunos para muito além da prova. Queremos que eles conheçam de perto o Ifes, entendam as oportunidades que a instituição oferece e se sintam capazes de conquistar essa vaga. Nosso compromisso é garantir que nenhum estudante fique de fora por falta de orientação ou apoio”, disse a vice-diretora e responsável pela parte pedagógica da unidade de ensino, Elizandra Rocha.


A secretária municipal de Educação, Luzian Belisario, ressalta que a eletiva integra uma estratégia da rede para fortalecer o protagonismo dos estudantes e ampliar suas perspectivas de futuro. A ideia é não só prepará-los academicamente, mas, também, motivá-los a acreditar que o acesso ao ensino técnico federal está ao alcance de todos, com apoio e orientação desde a escola.


“Queremos que nossos alunos sonhem alto e saibam que têm potencial para conquistar uma vaga em instituições como o Ifes. A eletiva é mais do que reforço de conteúdo, é uma forma de mostrar que, com esforço e apoio, eles podem ir muito além”, destacou.