Projetos da rede de ensino preparam alunos para Olimpíadas de Matemática e Robótica

Para incentivar o ensino e inovar na forma de disseminar o conhecimento, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Mello Sobrinho, de Vila Palestina,  tem preparado os alunos para representar o município nas Olimpíadas de Matemática e Robótica. Ao longo das aulas, a unidade de enisno tem desenvolvido atividades com muita dedicação e treinamento nos projetos.


O principal objetivo é proporcionar aos alunos uma preparação para a prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em 2024, a unidade de ensino alcançou o primeiro lugar no município e na Olímpiada de Robótica.


“As olimpíadas marcam um momento onde descobrimos os talentos na nossa rede de ensino, por isso é importante que os estudantes tenham incentivo para participarem e se destacarem entre outras cidades”, destacou a secretária de Educação de Cariacica, Luzian Belisario.


Os estudantes do 6° ao 9° ano da escola têm separado um tempo especial para avançarem nas fases da competição da OBMEP. As aulas de preparação ocorrem às segundas-feiras à noite, por meio de reunião online, e três sábados ao mês, presencialmente.



“Hoje temos o melhor resultado de todas as escolas públicas, foram conquistadas nove premiações, sendo quatro menções honrosas, uma medalha de prata, uma medalha de ouro e três medalhas de bronze. Para 2025, intensificaremos a preparação para conquistarmos ainda mais resultados”, explicou o professor de matemática responsável, Sidney Lins.


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo incentivar o estudo da matemática e identificar talentos na área.


Projeto de Robótica


Desenvolvendo habilidades para o futuro, a escola também tem o projeto de preparação para a competição na Olimpíada de Robótica com os alunos do 9° ano, que ocorre no contraturno escolar.


“Está sendo um momento de muito aprendizado e até de surpresas. Estamos nos surpreendendo com o quanto os alunos têm se envolvido. A gente sabe que esse ambiente tecnológico está cada vez mais presente, principalmente na vida deles, mas a robótica tem sido uma ferramenta que estimula a questão mais lúdica”, disse a professora responsável, Marília Santiago.


Aprendendo sobre resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe, além de estimular a criatividade, os estudantes se reúnem para montar diversos projetos. Os encontros acontecem às terças e sextas-feiras, de forma presencial.


Segundo a professora, a robótica tem crescido e tomado dimensões maiores. “Temos ampliado as possibilidades educacionais que a robótica tem trazido para a gente. Tem sido um momento muito enriquecedor e muitos objetivos alcançados”, finalizou.