Projeto resgata e impulsiona aprendizagem de alunos com metodologia inovadora em Cariacica
Por Vinícius Nascimento, postado em 05/05/2025
Fotos Claudio Postay
Com jogos, acolhimento e metodologias inovadoras, estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal de Cariacica estão redescobrindo o prazer de aprender. Essa é a proposta do Projeto Moxuara, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que vem transformando salas de aula em espaços de confiança, protagonismo e superação, com foco na recomposição das habilidades essenciais de leitura, escrita e matemática. Aproveitando que nesta segunda (05) e terça-feira (06) são celebrados os dias da Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente, vale a pena reforçar as ações e resultados já alcançados por meio do projeto nas escolas da rede de ensino.
Criado para enfrentar os impactos do déficit de aprendizagem, agravado pela pandemia, o projeto utiliza a metodologia Teaching at the Right Level (TaRL), metodologia focada na recomposição da aprendizagem das habilidades básicas em Língua Portuguesa e Matemática, de forma prática, lúdica e contextualizada. A iniciativa já atendeu mais de 700 alunos de 23 escolas da rede municipal de ensino.
Na prática, o projeto propõe atividades que estimulam a autonomia, a lógica e o prazer de aprender. Jogos, desafios com material concreto, produção textual e rodas de leitura fazem parte da rotina dos alunos. A ideia é reconstruir a base da aprendizagem sem repetir métodos tradicionais que, muitas vezes, afastam os estudantes do conteúdo.
Diandra Kayllane Gomes Pereira, aluna do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamnetal (EMEF) Maria Augusta Tavares, conta como o projeto vem mudando sua relação com os estudos. “Aqui é muito legal, assim como a professora. E quando a gente fica aqui, ela dá muita atenção. A gente copia e ela vai ensinando muita coisa também, de matemática e português. Eu indico o projeto para outros alunos porque, se a pessoa tem dificuldade, pode ir melhorando”, afirmou.
A transformação na aprendizagem é percebida também pelos educadores. Para a professora Jamile Gomes Machado, o projeto trouxe novas possibilidades de atuação pedagógica. “É uma maravilha! É um projeto inovador para as nossas crianças da rede municipal de ensino, porque visa recompor a alfabetização que eles não tiveram nesse período da pandemia. Trabalhamos com o básico da matemática e do português, leitura, as quatro operações... E a gente está confiante de que vai dar certo, recompondo as habilidades aprendidas”, explicou.
Jamile também destacou o apoio da equipe técnica da Secretaria de Educação e das formações oferecidas aos professores. “Tivemos duas semanas de formação com a equipe do projeto e a equipe técnica da Secretaria de Educação sempre dá suporte necessário. Dentro da escola, temos também o apoio fundamental da direção e das pedagogas. É um trabalho coletivo que vem dando bons resultados”, disse.
Quem também se mostra entusiasmado com os resultados é o aluno do 6º ano Everton Pereira dos Santos. “Estou gostando. Tem leitura, matemática, vários conteúdos que ajudam. Estou melhorando meus estudos e recomendo para outras estudantes”, contou.
A pedagoga Giselle Constâncio Kock acompanha de perto os avanços dos alunos e ressalta o impacto positivo do projeto, inclusive para estudantes da educação especial. “No começo a gente ficou em dúvida se ia funcionar, mas tivemos um retorno muito bom. As crianças conseguiram se desenvolver, inclusive alunos com transtornos. Eles se sentem mais acolhidos aqui e têm um atendimento mais individualizado. Isso faz toda a diferença”, destaca.
A diretora da EMEF Maria Augusta Tavares, Cristiane Barros de Rezende Fabre, compartilha do mesmo entusiasmo. “O projeto chegou em julho do ano passado e, em poucos meses, já trouxe excelentes resultados. Os alunos ficaram mais felizes, confiantes, com autonomia para perguntar e participar. Quando recebemos a notícia de que o projeto continuaria este ano, fizemos todo o possível para acolhê-lo novamente, com todo o suporte necessário”, explicou.
“Temos um compromisso com a aprendizagem de cada estudante da nossa rede. O Projeto Moxuara é uma resposta concreta a esse compromisso, porque investe naquilo que é essencial: o olhar individualizado, o resgate da autoestima e a valorização das competências básicas que constroem o futuro de nossos alunos”, destacou a secretária de Educação de Cariacica, Luzian Belisario.