Escola de Itacibá fortalece aprendizado por meio da música com a Banda Marcial
Por Semcom, postado em 30/04/2025
Fotos Divulgação
A Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Educação Cívico-Militar (EMEF ECIM) Terfina Rocha Ferreira, em Itacibá, tem levado cultura e música para os alunos da rede pública de ensino. Formada por 32 alunos e conduzida pelo maestro Aguinaldo Roberto Teixeira do Nascimento, o grupo integra o programa Semearte, iniciativa da Secretaria de Educação que promove atividades culturais desde 2005 e se tornou permanente em 2021.
A criação da banda faz parte do esforço da rede municipal em integrar música, cidadania e educação. Embora seja comum em escolas cívico-militares, a prática não está restrita a elas, alcançando também outras unidades de ensino como a Terfina. Para participar, os estudantes precisam estar devidamente matriculados e terem a disponibilidade de participarem da rotina de ensaios.
“Os encontros são organizados semanalmente pelo maestro, que divide os alunos em pequenos grupos para aulas de teoria musical, prática instrumental e estudo de repertório. Uma vez por semana, todos os integrantes se reúnem para um ensaio geral, fortalecendo o entrosamento e a performance coletiva.
O grupo utiliza uma variedade de instrumentos, como trompete, trombone de vara, bombardão, saxofone, escaleta, caixa, bumbo, surdo e prato”, compartilha o técnico responsável, Arthur Barreto. A atuação da banda vai além da sala de aula. Ela marca presença em eventos internos da instituição, desfiles e ações promovidas pela Prefeitura Municipal de Cariacica, como em Jogos Estudantis e atividades culturais.
Além de contribuir para o crescimento da educação, integrando arte com ensino. “A música favorece o desenvolvimento pedagógico dos alunos ao interagir arte, cultura e cidadania, promovendo a concentração, a expressão pessoal e também a socialização, o senso de coletividade e o trabalho em equipe, tornando assim toda a experiência muito significativa para nossos estudantes”, finaliza Barreto.
Apresentação
No último domingo (27), a banda esteve presente em Santa Leopoldina, para realizar uma apresentação em comemoração aos 138 anos da cidade. A experiência marcou os integrantes da banda, dando a eles um reconhecimento fora de Cariacica e expandindo sua arte. “Foi incrível, os alunos se sentiram muito honrados, empolgados e motivados por fazer parte desse momento, muitos nem dormiram por conta da ansiedade ”, afirma o maestro Aguinaldo Roberto.