Acessibilidade e inclusão: Biblioteca Municipal disponibiliza livros em braille para moradores

É por meio da leitura que a imaginação se expande e o conhecimento torna-se enriquecedor. Além de conhecer novas histórias e incentivar a criatividade, os livros, para muitas pessoas, são um escape do mundo real e trazem inúmeros benefícios. Pensando nisso, a Biblioteca Pública Madeira de Freitas abre as portas para todos os públicos, promovendo a acessibilidade e inclusão com a leitura em braille.


A Biblioteca, localizada no bairro Campo Grande, possui mais de 200 obras voltadas para pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. São 160 obras exclusivas para esse público e mais 85 audiolivros.


Um dos amantes dos livros, Sandro Bermudes, de 51 anos, morador de Alto Lage, é deficiente visual e falou sobre a importância dos livros acessíveis.


“O livro em braille promove a identidade e eleva a autoestima da pessoa com deficiência visual. Quando esse público tem contato com a leitura, ele passa a desenvolver o senso crítico, causando um impacto na sociedade. Quem lê bem, escreve e se expressa melhor”, explicou ele, que já visitou a Biblioteca com sua esposa, Maria Trancoso, também deficiente visual.



Os livros em braille fazem toda a diferença nos espaços públicos. Na Biblioteca Madeira de Freitas, os leitores se sentem confortáveis para retirar o livro ou aproveitar a leitura no local.


“É fundamental que a gente tenha livros acessíveis. Assim, garantimos que todos tenham acesso a informação, cultura e lazer. Isso faz com que a gente promova uma maior participação e contribua para uma sociedade mais acessível e inclusiva”, ressaltou Júlive Argentina, coordenadora da Biblioteca.


As obras disponíveis são de todos os tipos. Por lá, o leitor pode encontrar livros didáticos, biografias, obras escritas por artistas, best-sellers, entre outros exemplares. As crianças também têm livros especiais para aproveitarem. Os gibis da Turma da Mônica, por exemplo, são algumas das opções.



“A Biblioteca Pública sempre foi e sempre será um lugar onde a leitura se consolida. Para que esse público possa ser visto, eles precisam estar presentes em lugares que promovam a cultura, e a biblioteca é um deles”, comentou Sandro.


Bíblia em braille


A Biblioteca Pública Municipal de Cariacica foi a primeira do Estado a receber um exemplar da Bíblia em braile da campanha #PraCegoLer. A entrega do exemplar, dividido em 73 volumes, é uma parceria das secretarias municipais de Governo e de Cultura com a Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Cariacica (Asplec) e a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).