É na Biblioteca Municipal que mães incentivam filhos ao mundo da leitura
Por Mariana Santos, postado em 11/05/2025
Fotos Divulgação
Mãe é sinônimo de amor, de cuidado e também de muito incentivo nos estudos e na leitura. Pensando no futuro dos filhos, as mamães têm frequentado cada vez mais a Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, em Campo Grande, levando os pequenos para aprenderem sobre a importância dos livros, da literatura e para aproveitarem as atividades do espaço.
Neste Dia das Mães, comemorado no domingo (11), a Biblioteca destaca a importância do papel da família no apoio à leitura, que é a primeira a introduzir os filhos neste mundo de imaginação e cultura. Diariamente, o local recebe diversas mães que fazem questão de levar as crianças para mais perto dos livros, sendo visitas frequentes.
“A biblioteca é muito importante para mim e para a minha filha. Vindo aqui, ela vai adquirindo conhecimento e também melhora a leitura. É uma grande influência para a família, porque ela lê e faz com que eu e meu marido acompanhem também”, contou Mirian Couto, mãe da Ana Júlia, que adora frequentar o espaço.
Famílias de diferentes locais se deslocam para ir até a biblioteca. Lorrayne Codeco, mãe da Isabela Codeco, de 11 anos, é uma das mamães que incentivam à leitura. “Ela gosta muito de ler. Certo dia eu passei em frente à biblioteca e ela se interessou, perguntou se a gente podia ir lá para ver como funcionava e desde então ela vai quase todo dia”, falou.
Clube de Xadrez e incentivo à leitura
Além dos livros, a Biblioteca realiza diversas atividades para os usuários do espaço. Uma delas é o xadrez, que ocorre uma vez no mês. “Eu descobri o Clube de Xadrez e a partir dele eu conheci a Biblioteca. Foi quando eu aumentei a quantidade de livros que eu sempre fiz questão de dar para as minhas filhas. O espaço foi um avanço e ‘uma mão na roda’, porque elas têm acesso a vários tipos de conteúdos e isso não tem um custo, só ganhos”, contou Joice Araújo, mãe da Olívia, de 10 anos, e da Maísa, de seis anos.
Segundo a mãe, as pequenas gostam de escolher os livros e isso também traz benefícios para o aprendizado. “Toda vez que a gente vai lá, pegamos uns cinco livros. Eu leio para a Maísa, por conta da idade dela. Já a Olívia gosta muito de tirinhas. Acredito que ela já tenha lido todos os livros da Mafalda que a Biblioteca tem”, disse Joice.
Para as mães, a Biblioteca Municipal influencia na formação de caráter e de princípios que as crianças vão absorvendo por meio da leitura. “Ir à biblioteca virou um passeio, mesmo quando a gente não vai no xadrez, mas temos que entregar os livros, acaba sendo um momento de conversar e explorar”, concluiu a mãe da Olívia e da Maísa.
A Biblioteca Madeira de Freitas funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Santa Marta, em Campo Grande, e recebe diversas famílias que incentivam a leitura, se tornando um espaço de cultura e conhecimento.