Mais de 200 alunos aprendem sobre inclusão durante encenação teatral

Cerca de 240 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Antero José do Nascimento e Luzbel Pretti participaram, nesta quarta-feira (07), da Festa da Inclusão - Teatro Cego, um evento realizado em parceria com o Ministério da Cultura, por meio do projeto Mais Cultura nas Escolas, que ocorreu em Vila Betânia, em Viana.


Com muita cultura, inclusão e protagonismo estudantil em cena, o projeto, que está sendo realizado por meio da Lei Rouanet com patrocínio da TAG, tem como objetivo criar um verdadeiro ciclo social e cultural falando sobre acessibilidade e inclusão de uma forma lúdica. O teatro tem uma proposta inovadora e emocionante, encenada no escuro, com atores cegos.



"Acreditamos que a educação deve ser inclusiva e acessível para todos, independentemente de suas habilidades ou deficiências. O teatro é um exemplo perfeito disso”, falou Luzian Belisario, secretária de Educação do município.


O espetáculo 'A Festa da Inclusão' trata de questões que envolvem temas ligados a experiências sensoriais, plantando, assim, uma semente de cidadania no momento em que a personalidade e o convívio social começam a se fortalecer nessas crianças.



A pedagoga técnica que levou os alunos, Marcela Lepre, destacou que “este é um espetáculo infantil que leva as crianças de forma lúdica , cuidadosa e muito divertida ao conceito da inclusão, proporcionando aos alunos uma vivência de teatro e à prendizagem que vai além dos muros da escola", disse.


Após o espetáculo, os estudantes participaram de um bate-papo sobre inclusão, acessibilidade e bullying, aprofundando ainda mais o aprendizado e a reflexão.