Ação promove conscientização sobre Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
Por Joviana Venturini, postado em 14/05/2025
Fotos Semas/Divulgação
Com o objetivo de informar, conscientizar e mobilizar a comunidade escolar sobre a importância da proteção da infância, dentro da Campanha Maio Laranja, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Itacibá promoveu, nesta quarta-feira (14), uma ação educativa e de sensibilização na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Augustinha Muniz de Oliveira, em Vila Prudêncio.
A atividade foi realizada em alusão ao 18 de Maio, que é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A programação contou com a presença da equipe técnica do Creas que preparou um momento lúdico, informativo e participativo para os alunos.
Eles receberam adesivos e materiais temáticos, assistiram a um vídeo educativo, participaram de atividades musicais e de um momento lúdico com contação de histórias e dinâmicas com semáforo e boneco, conduzido por profissional da equipe técnica.
Sob o lema “Falar é a melhor proteção”, a iniciativa reafirmou o compromisso da rede socioassistencial de Itacibá com a garantia dos direitos da infância e juventude, promovendo um ambiente de diálogo, escuta e cuidado.
Mais ações do Maio Amarelo
Já nos dias 20 e 21 de maio, o Creas de Campo Grande vai realizar dois dias de programação. Na terça-feira (20) será promovida uma palestra, pela manhã e à tarde, com intuito de gerar reflexão para os pais e responsáveis pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Aparecida Lacerda Cruz, em Vera Cruz.
Já na quarta-feira (21), às 9h e às 14h30, o assunto será tema de uma conversa com os usuários do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de Campo Grande. A equipe do Creas vai falar sobre as formas de identificar a violação de direitos e como denunciar.
“É um movimento em defesa dos direitos, com o objetivo de mobilizar a sociedade e colocar fim a violência sexual. Temos que falar para toda a sociedade sobre como identificar os abusos a fim de proteger nossas crianças e adolescentes. Pessoas de todas as idades precisam se envolver nessa causa”, salientou a secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lirio.




