Projeto Cultura Maker incentiva alunos a desenvolverem criatividade no ambiente escolar

Um projeto que estimula a criatividade e a cultura maker dentro do ambiente escolar, visando disseminar conhecimento e novas oportunidades para os alunos da rede. Esse é o “Cultura Maker”, realizado pela Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Vale.


Realizado ao longo do ano, estudantes e professores das escolas selecionadas passam por formações, realizam visitas ao Ifes e aprendem a manusear impressoras 3D. “O contato com essas atividades tecnológicas enriquece ainda mais a experiência educacional dos alunos. Ressaltamos a importância da cultura maker e da robótica para os estudantes", afirmou a secretária de Educação, Luzian Belisario.


A iniciativa tem como objetivo atender alunos das escolas que estão nas proximidades da malha ferroviária da Vale, como a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Afonso Schwab e Emef Castelo Branco. A Cultura Maker tem como pilares a criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade. É uma proposta relevante para os estudantes, estimulando a criatividade para resolução de problemas que acontecem no cotidiano. O que torna a proposta do projeto mais interessante é o desenvolvimento de modelagem em três dimensões, que se materializa por meio da impressão em 3D.


“Outro ponto importante é a inserção desses estudantes em um ambiente, que para muitos deles, desconhecido. Isso faz com que eles conheçam o IFES e se conscientizem que eles podem vir a estudar lá futuramente, que aquele espaço também é deles”, falou o coordenador do projeto, Roberto Machado.