Restaurante Literário: EMEF simula ambiente divertido para incentivar leitura
Por Mariana Santos, postado em 19/05/2025
Fotos Divulgação
Para promover um ambiente mais dinâmico e incentivar a prática da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur da Costa e Silva, do bairro Aparecida, criou o projeto “Restaurante Literário”, com objetivo de tornar a leitura mais significativa e divertida para os alunos.
“É importante que façamos projetos que estimulem os alunos a lerem e despertar ainda mais o interesse nos estudos e nas práticas escolares”, ressaltou a secretária de Educação do município, Luzian Belisario.
Um ambiente que simula restaurante, mas no lugar de comida, o cardápio é recheado de livros, textos, frases e palavras. As crianças ‘saborearam’ histórias e fizeram pedidos com o garçom fictício. Sopa de Letrinhas, Salada de Gibis, Sorvetes de Livros, Farofa de Palavras e Macarronada de Frases estavam disponíveis para os pedidos feitos por alunos do 1º e 2º ano.
“Sabemos o quanto o envolvimento emocional é importante no processo de aprendizagem, então unimos ludicidade, afeto e intencionalidade pedagógica. As crianças ficaram encantadas com o ambiente, com o garçom, a cozinheira e o cardápio. Entraram na brincadeira com entusiasmo e curiosidade. Vimos olhinhos brilhando e isso é o que mais nos motiva como professores”, falou Roberta Claudieli, uma das professoras responsáveis.
Os alunos do 2º ano puderam desfrutar de todos os “pratos”, trabalhando a fluência leitora com muito envolvimento. Já os alunos do 1º ano participaram de atividades adaptadas, como a Sopa de Letrinhas, que estimula o reconhecimento das letras de forma lúdica, e a Farofa de Palavras, que trabalha a consciência silábica.
Além disso, os estudantes folhearam livros, observaram imagens e contaram histórias a partir do que viam, respeitando o ritmo de cada criança e despertando o desejo de aprender e ler.