Educação financeira: escola promove projeto que incentiva bom comportamento e responsabilidade

Com o intuito de combater o bullying, promover um ambiente agradável e incentivar a responsabilidade financeira, a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (EMEFTI) Deocleciano Francisco da Vitória, de Vista Dourada, iniciou o projeto “Meu bom comportamento vale ouro”, que recompensa os estudantes pelo bom comportamento.


O projeto se baseia nas aulas de matemática, tornando o aluno protagonista e responsável pelo dinheiro a que lhe pertence, contribuindo ainda para a melhoria do comportamento no contexto escolar. Na iniciativa, cada estudante ganha um “cartão de crédito” com 100 d’ouros, moeda fictícia criada pelos desenvolvedores. Para não perder o valor, os alunos precisam seguir as regras estabelecidas no contrato de convivência.


Depois, no fim de cada mês, os estudantes participam de um feirão, onde vão poder “comprar” brinquedos, brincadeiras e alimentos com o dinheiro do cartão. “É uma das formas de melhorar o convívio no ambiente escolar, além de ensinar sobre controle financeiro, cálculos matemáticos e economia”, disse a secretária de Educação do município, Luzian Belisario.



Projetado durante uma reunião de líderes, a iniciativa visa reduzir os casos de indisciplina e aumentar o respeito na escola, bem como ensinar os alunos sobre o poder de compra. Em casos de prática de bullying;
violência; desrespeito; baixa frequência e não realização das tarefas escolares os alunos perdem o dinheiro que há no cartão 'fictício' deles (d’ouros).


“É mais que educação financeira, é também um projeto voltado para a convivência pacífica e fortalecimento de vínculos, chamando o estudante para a responsabilidade aos estudos, o respeito às regras de convivência e a participação efetiva nas atividades escolares”, disse a diretora da escola, Ângela Maria.