Alunos participam de oficina sobre criação de personagens e escrita criativa na Biblioteca Pública
Por Mariana Santos, postado em 16/05/2025
Fotos Divulgação
A Biblioteca Pública Madeira de Freitas, de Campo Grande, equipamento da Secretaria de Cultura e Turismo do município, recebeu os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Stélida Dias em uma manhã de muita criatividade e conhecimento com o projeto “Deusa menina e sua fantástica ilha”, com a oficineira Juane Vaillant.
Com o objetivo de estimular a criação de personagens para livros, filmes, séries e quadrinhos com ênfase em personagens fantásticos, o projeto, idealizado por Juane, é um ciclo de oficinas de criação para narrativas ficcionais que busca valorizar a pluralidade brasileira.
“A participação dos alunos foi muito importante, a turma ficou envolvida com toda a narrativa e com a oficina, participando do início ao fim. Então foi algo bem envolvente, com uma proposta diferenciada”, falou a coordenadora da Biblioteca, Júlive Argentina.
Os alunos da escola contaram, também, com a exibição do curta-metragem “Deusa Menina” e a leitura de contos do livro “Deusa Menina e sua Fantástica Ilha”, ambos realizados com recursos do Funcultura da Secretaria de Cultura do Espírito Santo.
“Essa oficina se propõe a passar técnicas de construção de personagem, baseadas em estudos de teatro, literatura e cinema. Tanto na análise de personagens já criados quanto às suas consequências na história que estão inseridos”, explicou Juane.
Na abertura da oficina, os alunos aprenderam sobre mitos e lendas, histórias produzidas no Estado e a importância do personagem dentro da narrativa. No fim, os alunos criaram seus personagens com base no conteúdo apresentado e utilizando a ficha de criação de personagem desenvolvida pela realizadora.