Caminhada mobiliza população pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Na manhã desta sexta-feira (16), a Expedito Garcia, em Campo Grande, foi palco de uma importante mobilização em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A ação, promovida pela Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), reuniu servidores, autoridades e estudantes para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado oficialmente no próximo domingo, 18 de maio.


A caminhada contou com a presença da vice-prefeita Shymenne de Castro, da secretária de Assistência Social, Danyelle Lírio, da secretária da Mulher e Direitos Humanos, Lorena Nascimento, além de equipes da Saúde, Educação, conselheiros tutelares, representantes do terceiro setor e integrantes da rede de proteção à infância do município.



A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000 em memória da menina Araceli Cabrera Crespo, de apenas 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em Vitória, no ano de 1973. Desde então, o dia 18 de maio se tornou símbolo da luta contra a violência sexual infantojuvenil em todo o país.


Durante o ato, mensagens de conscientização e cartazes coloriram as ruas de Campo Grande com um recado importante: é dever de todos proteger a infância e não se calar diante de qualquer tipo de abuso.



“Hoje nós nos reunimos para mostrar que essa luta tem voz. Foi um chamado para toda a sociedade proteger nossas crianças, lembrando que esse é um dever de todos. Vamos juntos fortalecer essa causa, incentivar denúncias e garantir que nenhum caso de abuso ou exploração fique no silêncio. Não é só uma caminhada, é um grito por proteção, respeito e justiça”, afirmou a vice-prefeita, Shymenne de Castro.


A secretária de Assistência Social, Danyelle Lírio, reforçou a importância de ações contínuas de prevenção e conscientização. “Essa mobilização é fundamental para lembrar que o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes deve ser diário. A rede de proteção de Cariacica está unida, preparada e vigilante. E a sociedade precisa ser parceira nesse processo, denunciando, acolhendo e garantindo os direitos das nossas crianças", disse ela. 


SAIBA ONDE DENUNCIAR


DISQUE 100 - DISQUE DIREITOS HUMANOS
Número da Secretaria de Direitos Humanos recebe denúncias de forma rápida e anônima e encaminha o assunto aos órgãos competentes no município de origem da criança ou do adolescente. Disque 100 de qualquer parte do Brasil. A ligação é gratuita, anônima e com atendimento 24 horas, todos os dias da semana.


181 - DISQUE-DENÚNCIA
Através deste número a população pode denunciar qualquer tipo de irregularidade, ilegalidade ou repassar informações que ajude as polícias na elucidação de crimes. A denúncia pode ser feita 24 por dia, todos os dias da semana, com anonimato garantido.


CONSELHO TUTELAR - REGIÃO I
Endereço: Rua Nilton Balestreiro, nº 4, Itacibá
Telefones: (27) 3354-7109 / 99945-6962 (Plantão)
E-mail: [email protected]


CONSELHO TUTELAR - REGIÃO II
Endereço: Rua Duque de Caxias, 18, Cariacica-Sede
Telefones: 3354-7110 / 99945-6172 (Plantão)
E-mail: [email protected]


CONSELHO TUTELAR - REGIÃO III
Endereço: Rua São João do Acre, 04, Vila Palestina
Telefones: 3354-7111/ 99580-9529 (Plantão)
E-mail: [email protected]


CONSELHO TUTELAR - REGIÃO IV
Endereço: Rua Celestino de Almeida, 580, Castelo Branco
Telefones: 3354 7112 / 99933-9170 (Plantão)
E-mail: [email protected]