Dia do Pedagogo: profissionais fazem a diferença e transformam a educação na rede municipal
Por Thaiz Blunck, postado em 20/05/2025
Fotos Arquivo Pessoal
Nesta terça-feira (20) é celebrado o Dia do Pedagogo e Cariacica tem muitos motivos para comemorar. A rede municipal conta com quase 3 mil profissionais com formação em pedagogia, atuando em diferentes frentes: desde a coordenação pedagógica até a docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Eles são pilares da educação, responsáveis por garantir que o processo de ensino-aprendizagem aconteça de forma eficiente e inclusiva. Para exercer a função, aliás, não basta dominar teorias ou aplicar métodos. É preciso ter empatia, escuta ativa, criatividade, organização e sensibilidade. O pedagogo é o elo entre o planejamento e a prática; entre o professor e o aluno.
Na prática, eles atuam como facilitadores do trabalho do professor. São eles que “preparam o caminho”, orientam, sugerem metodologias, propõem intervenções e colaboram diretamente com o desenvolvimento do aluno, especialmente quando há dificuldades no processo de aprendizagem.
A pedagoga da Escola do Campo em Tempo Integral (ECECTI) Margarete Cruz Pereira, Rafaela Cristina Guimarães Corrêa, em Roda D'Água, afirma que os pedagogos desempenham uma função muito importante na sociedade. O papel, segundo ela, é orientar e mediar todo o processo educativo, contribuindo para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e ativos para atuarem de forma responsável na sociedade.
"Meu trabalho implica em assegurar o planejamento, desenvolvimento e aplicabilidade dos conhecimentos do processo de ensino-aprendizagem. Mediamos as estratégias entre docente e discente para promover desenvolvimento integral. Na escola, não formamos apenas estudantes que dominam as disciplinas básicas, formamos estudantes em sua integralidade, ou seja, em todas as dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural", disse ela.
Rafaela também chama atenção para os desafios da função, como a necessidade de adaptações metodológicas, o acolhimento da diversidade, a inclusão de estudantes com deficiência e a formação continuada dos docentes e até a solitude que muitas vezes acompanha a função.
"Existem muitos desafios, como lidar com a diversidade de estudantes, adaptações metodológicas, inclusão de estudantes com deficiência, formação contínua, clareza da função, além de sempre motivar e potencializar sua equipe, entre outros desafios", disse a profissional.
Trabalho colaborativo e importância do "trio gestor"
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Mello Sobrinho, em Vila Palestina, esse trabalho colaborativo se reflete em histórias como a da pedagoga Michele Pires Carvalho, que atua no turno matutino. Na rede municipal desde 2006, ela enxerga o pedagogo como parte essencial do “trio gestor” — formado por diretor, vice-diretor e pedagogo — que sustenta a estrutura escolar.
“O papel do pedagogo é muito importante, é um personagem essencial e a escola caminha muito bem quando esse trio gestor está em harmonia. O papel do pedagogo é colaborar com a aprendizagem dos alunos e trabalhar em parceria com o professor, dialogando, intervindo no que for possível e contribuindo com projetos interdisciplinares e metodologias didáticas”, afirma Michele.
No turno vespertino da mesma escola, o pedagogo Lucas Belcavello de Oliveira também reforça essa visão de parceria e renovação constante. Ele atua na escola há quatro anos, mas há 10 faz parte da rede municipal de ensino de Cariacica.
“Ser pedagogo para mim é um desafio cotidiano. A cada dia precisamos nos recriar. É prazeroso, porque gosto de sempre me renovar. Aqui, o ambiente favorece muito à atividade pedagógica, pois há apoio da comunidade, das famílias e dos professores. Isso torna o trabalho mais significativo”, destaca Lucas.