Núcleo esportivo gera mais qualidade de vida para moradoras de Mucuri

O projeto “Ser Saudável”, que é um dos 28 núcleos esportivos espalhados pela cidade, tem levado mais saúde para 40 moradoras de Mucuri. Elas participam das aulas de ginástica oferecidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alice Coutinho e já relatam melhoria na qualidade de vida e o fortalecimento dos laços comunitários.


As atividades são promovidas por meio de uma parceria das Secretarias de Saúde (Semus) e a de Esportes e Lazer (Semesp). Dorvalina Espindola, 66 anos, é uma delas. “Depois que comecei a atividade aqui no projeto, eu melhorei muito. Hoje me sinto bem, durmo melhor, faço mais atividades e tudo isso aqui me ajudou em diversas áreas. Eu estava prestes a entrar em depressão e melhorei, minha dor nas pernas passou, o corpo não dói mais e estou muito animada”, contou ela.



Os encontros acontecem às segundas e quartas-feiras, sempre às 08h30, em um anexo à UBS feito exclusivamente para receber as atendidas. Em julho, as participantes vão comemorar um ano desde o início das atividades.


“Eu vi a realidade de muitos de nossos idosos, então procurei algo que pudesse ajudar na busca por uma forma saudável de enfrentar as dificuldades que a idade traz. No primeiro dia veio uma pessoa e mesmo assim teve a aula. Hoje a turma é grande e os depoimentos de quem está fazendo os treinos são os melhores possíveis na melhora da qualidade de vida”, destacou a coordenadora da UBS, Marcela Oliveira Savergenini.


As atividades trazem inúmeros benefícios como o equilíbrio, flexibilidade, melhora a função muscular, saúde cardiovascular, além de reduzir o risco de quedas e doenças crônicas.



O professor de Educação Física responsável pelas aulas, Giovanni Buback, ressaltou a importância destes encontros. "A atividade física favorece o melhor condicionamento de cada um, bem como a melhoria na questão emocional e até social, proporcionando a quem pratica uma vida melhor, melhora do sono, do humor e diminui dores localizadas", explicou.


Além disso, a atividade física contribui para a socialização e proporciona um contato maior com outras pessoas, proporcionando um ambiente de apoio e interação. “Eu sou ex-fumante e devido a essa atividade, eu estou muito melhor. Hoje consigo correr, fazer os exercícios e me sinto muito bem”, relatou Maria Izabel, de 56 anos, uma das alunas do núcleo.


Por meio do programa Cariacica Saudável, da Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp), o município conta com 28 núcleos de atividades esportivas espalhados por toda a cidade. Para participar, o interessado deve comparecer ao local no dia e horário da aula.