Educação reforça a importância da autodeclaração racial dos alunos na rede municipal de ensino
Por Mariana Santos, postado em 23/05/2025
Fotos Divulgação
A autodeclaração racial dos alunos da rede municipal de ensino é um direito previsto por lei e um ato de reconhecimento da própria identidade. Mais do que preencher um campo na ficha de matrícula, esse processo é essencial para garantir uma educação mais justa e igualitária.
Essa informação é fornecida pelo responsável do aluno no ato da matrícula ou rematrícula, mas, durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) faz esse trabalho de conscientização junto às famílias. “Ao informar a raça ou cor do estudante, o responsável contribui com dados importantes que ajudam o poder público a desenvolver políticas educacionais mais eficazes”, afirmou a secretária de Educação do município, Luzian Belisario.
Essas informações, coletadas com base nos critérios do IBGE, são fundamentais para o enfrentamento das desigualdades e para a construção de ações afirmativas dentro da escola. A Coordenação de Equidade da rede tem intensificado os esforços para conscientizar a população sobre a importância desse ato.