Saúde na Escola vacina alunos e promove ações de prevenção e qualidade de vida em escola de Nova Brasília
Por Mariana Santos, postado em 23/05/2025
Fotos Jackeline Gomes
Os alunos da rede municipal continuam sendo imunizados contra a gripe, além de também receberem as vacinas de rotina. Os alunos da Escola Cívico-Militar Coronel Orlady Rocha Filho, em Itanguá, participaram dessa ação junto à equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Nova Brasília, que esteve na escola nesta sexta-feira (23).
A atividade teve como foco ampliar o número de vacinados contra a Influenza, atualizar o cartão vacinal dos estudantes e promover saúde e bem-estar aos estudantes por meio de atendimentos voltados para temas prioritários do programa.
“O Programa Saúde na Escola é essencial para acompanhar os estudantes e levarmos os serviços básicos até eles, promovendo saúde, bem-estar e melhorando a qualidade de vida”, contou a subsecretária de Atenção à Saúde do município, Ana Beatriz Duarte.
Durante a ação, os profissionais realizaram diversas ações com os alunos como coletas de peso e altura. O objetivo foi monitorar o crescimento e desenvolvimento dos alunos. Também foi aplicado questionário de marcador de consumo alimentar, para conhecer hábitos alimentares dos estudantes e intervir com consultas em casos de sobrepeso, obesidade e baixo peso.
A gerente de Vigilância em Saúde do município, Mellissa Fernandes, ressaltou a importância da ação. “A saúde trabalha com várias frentes e levar a campanha da gripe para dentro das escolas é fundamental. Muitos responsáveis não possuem tempo hábil de levar a criança até uma unidade de saúde, ao vacinar no horário da aula estamos aumentando o número de vacinados e facilitando para as famílias”, disse.
Os alunos participaram também de palestras nas salas de aula sobre alimentação saudável, prevenção da obesidade, prevenção da violência física e sexual, escovação e saúde bucal.
A equipe da Secretaria de Saúde do município, que atua nesta iniciativa por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), já passou por várias outras escolas e segue com o cronograma para garantir a imunização para outros alunos da rede municipal de ensino.