Vigilância Sanitária fiscaliza drogarias de Campo Grande

IMG_4304

A prateleira de remédios controlados foi um dos itens vistoriados


Uma equipe da Vigilância Sanitária realizou a fiscalização em drogarias de Campo Grande, durante a manhã desta quarta-feira (30). Ao todo, este ano, já foram fiscalizadas 80, do total de mais de 140, localizadas no município. Essa atividade se dá por meio de iniciativa da Vigilância, de denúncia da população ou solicitação do proprietário do estabelecimento para abertura e renovação de alvará.


Entre os problemas mais encontrados estão a venda de produto sem registro na Anvisa (produto não licenciado) e a presença de medicamentos vencidos. O fiscal Carlos Alexandre Nascimento explica que, durante a visita, são avaliados vários aspectos no estabelecimento, tais como a forma em que é feita a estocagem dos medicamentos (não podem ter contato direto com o chão, por exemplo) e o controle da validade. “Seis meses antes de vencer, os medicamentos são separados em uma prateleira de pré-vencidos. Se for um remédio que será utilizado por 30 dias, ele deve ser descartado um mês antes de seu vencimento. Para fazer esse descarte da forma correta, existe um serviço terceirizado contratado pela prefeitura”, detalha.

A farmacêutica Karla Barcelos trabalha uma drogaria de Campo Grande que passou pela fiscalização. Nela, não foram encontradas irregularidades e ela ressaltou a importância da atuação da Vigilância. “Infelizmente ainda existem farmácias que trabalham de forma errada e a Vigilância vem para nivelar isso. Eles observam a organização e  a limpeza. Os principais beneficiários desse serviço são os clientes”, observou.

Balanço




IMG_4306

A gerente da Vigilância Sanitária, Carla Valéria, fez um balanço sobre o trabalho realizado em 2014


De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária, Carla Valéria Pimentel, no primeiro semestre deste ano, já foram realizadas 1314 inspeções sanitárias em diversos estabelecimentos, tais como drogarias, supermercados e restaurantes. Nesse mesmo período foram abertos 886 processos, no Protocolo Geral da Prefeitura, para renovação ou abertura de alvará sanitário de estabelecimentos comerciais de Cariacica.