Estudantes de Cariacica satisfeitos com entrega de óculos de grau
Por Marketing, postado em 03/10/2013
Com direito a brincadeiras, feita pelo palhaço Tio Mizurinha, os 91 alunos das três escolas municipais escolhidas para receber os óculos de grau pelo projeto “Ver e Viver”, da ArcelorMittal Cariacica, em parceria com as secretarias de Educação (Seme) e Saúde (Semus), se divertiram bastante com a entrega dos óculos, na manhã desta quinta-feira (3). Com muito bom humor, o palhaço explicou de forma divertida como os óculos ajudarão os alunos a descobrirem um mundo novo, enxergando melhor. A entrega aconteceu no auditório da empresa.
Bem eufóricas, as crianças não viam a hora de receber seus óculos, com modelos bem diferenciados. Nesta edição do projeto, a novidade foi que os alunos puderam escolher o modelo que mais agradasse. O secretário da Seme, Saulo Andreon, agradeceu muito em poder fazer parte da parceria com a Arcelor. “Sem dúvida, esse projeto nos toca de uma maneira especial. Poder observar possíveis problemas nos alunos o quanto antes e impedir que evolua e atrapalhe os estudantes, mais tarde, é gratificante. Este é um passo importante na vida estudantil de todos os presentes”, comentou.
A professora de Artes da Emef Almerinda Portela Colodette, do bairro Vila Progresso, Loizane da Silva Eduardo, 25 anos, ressaltou que com a participação dos estudantes no projeto, o desempenho em sala de aula irá evoluir. “Fiquei muito feliz em ver uma ação tão positiva junto aos alunos. Muitos são carentes e não têm condições financeiras de ter acesso a consultas oftalmológicas e comprar os óculos receitados. Com o ‘Ver e Viver’, a maioria, que não aprendia por problemas de visão, com certeza, aprenderá mais”, contou.
Eduarda Felipe Neves, 8, cursa o segundo ano na Emef Almerinda. Já usava óculos de grau, mas havia passado da hora de trocar. “Os meus óculos já estavam bem velhos e arranhados. Isso me atrapalhava muito a enxergar o quadro. Agora vejo tudo mais limpo, é outra coisa. Eu fiquei muito feliz porque o meu grau é muito alto e minha lente é cara. Minha mãe e avó ficaram mais felizes ainda porque não vou precisar esperar tanto para ter outros óculos com o grau correto”, declarou.
Outro estudante, da mesma escola, que saiu sorridente foi Lucas Alves da Silva, 11, do sexto ano. Não sabendo que tinha problemas para enxergar, ele achava que a forma que enxergava tudo ao redor era o normal. “Minha visão das coisas já é outra. Agora vou poder estudar sem ter problemas”, disse.
O secretário da Semus, Nilson Mesquita, esteve presente e ressaltou a importante papel executado entre o privado e o público. O secretário de Cultura Esporte e Lazer (Semcel), Carlos Délio, participou da solenidade apresentando o João Bananeira, símbolo da cultura cariaciquense. Ele aproveitou para abordar a história do congo no município e ressaltar a cultura e tradições locais.
Ver é Viver
O projeto da ArcelorMittal Cariacica já beneficiou cerca de 17 mil alunos de escolas públicas com a identificação e o tratamento de problemas visuais, incluindo a entrega gratuita de 1.300 óculos de grau. Os beneficiados são das escolas Almerinda Portela Colodette, de Vila Progresso, Arthur da Costa e Silva, do bairro Aparecida, e Luzbel Pretti, do bairro Operário.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira