Cata e comercialização do caranguejo-uçá proibidas até novembro

Fiscalização em Cariacica também terá cunho educativo.FOTO:  Divulgação

Fiscalização em Cariacica também terá cunho educativo.FOTO: Divulgação


O período de defeso do caranguejo-uçá começou nesta terça-feira (1) e seguirá até o dia 30 de novembro. Neste período, estão proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização desse crustáceo. A Prefeitura de Cariacica, por meio da secretaria de Meio Ambiente (Semmam), fará fiscalização nas áreas de mangues na cidade.


A ação busca preservar o caranguejo no período em que o crustáceo se torna mais vulnerável, com a saída da toca para se acasalar ou fazer a desova. Os bairros com área de mangue em seu entorno e que terão reforço na fiscalização no município são Porto de Santana, Flexal, Nova Canaã, Bel Porto e Vila Cajueiro.


Educação ambiental
O secretário da Semmam, Renan De Nardi De Crignis, frisou que a equipe de fiscalização já está se preparando para levar informações à população. “Além de fiscalizar, estamos programando um cronograma de visitas às feiras livres e associações de catadores de caranguejo com cunho educativo. Levaremos panfletos educativos para fixar ainda mais a importância de respeitar o período de defeso”, falou.


Quem for flagrado cometendo alguma das irregularidades sofrerá as penalidades e sanções previstas na Lei Federal nº 9605/2013 e no Decreto Federal nº 6514/08.


 
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira