Cariacica realiza III Manifesto LGBT e espera cerca de 15 mil pessoas

Manifesto alerta para a prevenção de doenças, o combate à homofobia e a efetivação de políticas públicas que garantam a promoção dos direitos a LGBTs. FOTO: Semco Publicidade

Manifesto alerta para a prevenção de doenças, o combate à homofobia e a efetivação de políticas públicas que garantam a promoção dos direitos a LGBTs. FOTO: Semco Publicidade


A celebração de ser e a conscientização sobre a importância do respeito aos direitos coletivos. Além de colorir as ruas da cidade e manifestar o orgulho de cada um ser como é, o III Manifesto LGBT de Cariacica é um ato político no qual temas importantes são abordados, como a prevenção de doenças, o combate à homofobia e a efetivação de políticas públicas que garantam a promoção dos direitos para a população de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.


Com o tema “Diversidade em Cores, Cariacica sem Preconceito”, o Manifesto será neste domingo (6), a partir das 15h, na avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. A concentração será na rua da feira, em frente ao Restaurante Popular. A expectativa da Gerência de Direitos Humanos e Segurança, vinculada à Secretaria de Cidadania e Trabalho (Semcit), é de reunir em torno de 15 mil pessoas.


O evento retorna às ruas da cidade após três anos de hiato. O trio elétrico sairá às 16h e os participantes caminharão até o palco, montado na avenida Alice Coutinho. A programação é diversa e inclui também talentos artísticos do município. O palco vai receber os DJs Luiz Carlos Firmino e Magno Brasil; Homem Filé; Ninjas do Funk; grupo Motumbaxé; escola de samba Boa Vista; banda Black Sete e as drag queens Rayssa Sheiffer, Rafaelly Star Queen, Andrexia Simon, Natlally Tamemen e Sthaufer.


Haverá ainda homenagens a entidades e pessoas que contribuem para o movimento LGBT no Estado: Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes); Grupo Cores; Valesca de Pigalle; Maria da Gloria Miranda (Glorinha); Maria da Gloria Silva (Glorinha Professora de Flexal).


“Nosso objetivo é conscientizar as pessoas pelo respeito à cidadania das pessoas LGBT, reduzindo assim os inúmeros casos de homofobia, lesbofobia e transfobia em diversos espaços, incluindo o familiar. Também estaremos abordando a prevenção contra a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e ainda ampliando o conhecimento da população LGBT acerca dos Direitos Humanos”, destaca o gerente de Direitos Humanos do município, Fábio Veiga.


A coordenadora colegiada do Fórum Estadual Pela Cidadania LGBT do Espírito Santo, Deborah Sabará, afirma a intenção de fazer um manifesto contra o preconceito, mas também divertir as pessoas e famílias. “A homofobia é muito velada e o preconceito tem se tornado comum. Recebo muitas denúncias, mas as pessoas acabam deixando para lá por medo de não haver justiça para os casos de intolerância”, ressalta.


O III Manifesto LGBT de Cariacica tem o apoio do Fórum Estadual LGBT, Associação Capixaba de Redução de Danos (Acard) e Sindicato dos Trabalhores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes).


Direitos


O município conta com uma coordenação de Diversidade Sexual, que faz parte da Gerência de Direitos Humanos. O setor é o responsável por discutir políticas públicas voltadas para os cidadãos LGBTs de Cariacica e pelo diálogo com entidades para o enfrentamento ao preconceito.


Histórico


O município de Cariacica foi pioneiro em realizar a Parada Gay, hoje Manifesto LGBT, no Espírito Santo. E sediou sete edições do manifesto estadual, recebendo pessoas de diversos municípios capixabas. Segundo o coordenador de Diversidade Sexual, Thiago de Almeida, muitas travestis e drag queens do movimento são cariaciquenses ou viveram na cidade.


O município hoje tem um Fórum Municipal LGBT, que dialoga com ativistas e poder público. Além disso, Cariacica foi a primeira cidade capixaba a discutir a criação do Conselho Municipal LGBT.


III Manifesto LGBT de Cariacica
Quando: domingo (6), a partir das 15h.
Concentração: em frente ao Restaurante Popular (Expedito Garcia – Rua da Feira).
Programação: abertura oficial e coroação da Madrinha LGBT Tais Spyler; caminhada com trio elétrico até a avenida Alice Coutinho, onde haverá diversos shows no palco montado.
Atrações: DJs Luiz Carlos Firmino e Magno Brasil; Homem Filé; Ninjas do Funk; Rayssa Sheiffer; Rafaelly Star Queen; Andrexia Simon; Natlally Tamemen; Nick Sthaufer; grupo Motumbaxé; escola de samba Boa vista; Banda Black Set.
Mais informações: 3226-5982.
Entrada gratuita.


 

 

Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Marcelo Pereira