Exposição permanente de cerâmica ensina aos alunos a arte que retrata o município
Por Marketing, postado em 01/10/2013
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rosa da Penha recebeu um painel de arte cerâmica, composto por nove peças de congo, que ficará permanentemente na escola como forma de inserir a cultura local. E como prova de aprendizado, os professores estão levando para a sala de aula a compreensão da arte como uma manifestação cultural e suas raízes.
A Emef recebeu a exposição no dia 20 de setembro, e foi escolhida para receber as obras porque há 10 anos promove uma caminhada com a comunidade acompanhada por uma banda de congo, tendo como objetivo enaltecer a cultura de Cariacica, preservada pelas máscaras de congo, símbolo do personagem folclórico João Bananeira. O mascarado foi inspiração para a criação da Lei de Incentivo à Cultura e que aprovou o projeto dos artistas que confeccionaram as peças do painel, e doaram para a escola.
O professor de História Wagner Meira, 38 anos, está trabalhando com seus alunos como a arte pode ser manifestação cultural. E já programa fazer uma oficina de confecção de máscaras de congo. “Já que os artistas se propuseram a utilizar o congo como expressão, estamos ensinando esse assunto aos estudantes. Tentamos passar de forma bem educativa a cultura do município, desde o início até agora. Os alunos não têm resistência e elogiam bastante a exposição”, comentou.
A aluna Ana Mikely Marques da Silva (da esquerda), 11, do 6º ano, está bem satisfeita com os temas que os professores estão trabalhando em sala de aula. “De tudo que já aprendi, o que mais me chamou a atenção foram as máscaras que os antigos usavam em uma festa em homenagem a Nossa Senhora da Penha, santa católica, padroeira do Espírito Santo. E receber a exposição só nos incentivou a aprender mais sobre a nossa identidade”, falou.
A diretora da unidade, Ana Maria Ramos, fica muito satisfeita em saber que os alunos estão gostando do painel de arte cerâmica. “Eu vejo no painel uma forma de mostrar no espaço escolar a arte que retrata o município. Dessa forma, damos a oportunidade deles preservarem ensinamentos e os valorizarem”, contou.
O painel de arte cerâmica foi desenvolvido pelos artistas: Paraíba (artesão oleiro), Águeda Valentim (artista plástica ceramista) e Zuilton Ferreira (artista plástico ceramista).
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Brunella França