Estudantes do projeto Música de Brincar se encantam com os ensinamentos do maestro João Carlos Martins
Por Marketing, postado em 01/10/2013

Maestro João Carlos Martins ressaltou que o segundo passo dos estudantes é a disciplina.FOTO: Semco/Lucas Calazans
Nervosismo com felicidade. Estes foram os sentimentos que nortearam as apresentações dos alunos que participam do “Música de Brincar”, em Cariacica, ao se apresentarem para o pianista e maestro João Carlos Martins, fundador e coordenador do projeto. O encontro com o músico aconteceu nesta segunda-feira (30), no Sest/Senat de Cariacica. O projeto que ensina música clássica aos estudantes é uma parceria entre o Sest/Senat e a Fundação Bachiana.
Foi mais que um encontro. Foi uma verdadeira demonstração de força de vontade, esforço e habilidade no violino por parte dos estudantes. Lições foram dadas pelo renomado João Carlos Martins, que veio ao estado orientar os músicos iniciantes. Para o maestro, já é hora de dar o segundo passo. “Acho que o projeto funcionou mais na base da iniciação social para os alunos terem contato com a música clássica. Para mim, não basta ser apenas um projeto social e, sim, que eles se tornem músicos profissionais e mais tarde possam encantar a plateia e despertar sentimentos com o que tocarem. Mas, para isso, a segunda etapa é a disciplina. Música se faz com 98% de transpiração e 2% de inspiração”, disse.
Martins comunicou aos pais presentes, que foram acompanhar seus filhos, que agora é hora da família incentivar as crianças e adolescentes para que eles se tornem multiplicadores. Estabelecendo a disciplina e o comprometimento com o que eles realmente assumiram. O pianista até regeu os estudantes na execução de “Asa Branca” para mostrar que a dedicação pode transformar o som e emocionar quem escuta.
Laura Vieira Lauvers, 13, é aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Valdici Alves Baier, do bairro Areinha, e toca violino e flauta no projeto há mais de um ano. Segundo ela, o frio na barriga faz parte, porque toda apresentação é diferente, e esta, com a presença do maestro, foi mais que especial. “Estou me esforçando bastante, pois pretendo me tornar uma integrante da Orquestra Filarmônica”, comentou. Quando indagada de onde vem sua inspiração, simples e clara ela diz: “minha avó é minha maior inspiração. Penso nela, e dou o meu melhor”, completou.
O maestro João Carlos Martins ficou bem feliz com a forma dedicada que o Sest/Senat encara projetos sociais. E aos estudantes músicos, ele deixou um recado: “corram, corram atrás de seus sonhos. Quando menos esperarem, o sonho virá até vocês”, falou.
Participam do projeto Música de Brincar alunos da rede municipal e particular. Os ensaios acontecem às quartas-feiras no Sest/Senat, e às quintas-feiras, na Emef Valdici Alves Baier, onde participam 28 estudantes.
Música de Brincar
O projeto Música de Brincar do Sest/Senat Cariacica é destinado a crianças e adolescentes filhos dos trabalhadores do setor de transportes e para crianças em situação de vulnerabilidade social em comunidades carentes. Tem como principal objetivo desenvolver o gosto pela música clássica e erudita, além de aptidões que contribuirão para a formação pessoal e profissional dos jovens.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Brunella França