Cariacica recebe motos-fumacê para intensificar combate à dengue
Por Marketing, postado em 27/09/2013
Reforço no combate à dengue. O município receberá 10 motos-fumacê nesta segunda-feira (30), às 8h, no estacionamento do Palácio Municipal, sede da Prefeitura de Cariacica, no trevo de Alto Lage. Os veículos são adaptados com bombas para fazerem o trabalho de dedetização em locais inacessíveis ao carro fumacê, como becos, ruas estreitas e subidas íngremes. De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica, Denise Carramanhos, são justamente os bairros com essas características que apresentam mais casos de dengue e maiores índices de infestação de mosquitos.
A gerente cita como exemplo o bairro Porto de Santana, onde, até o dia 24 de setembro, foram registrados 333 casos suspeitos de dengue, sendo o bairro com mais casos do município. Ela destaca ainda Itacibá, Aparecida e Flexal I e II. “Devido à extensão territorial e demográfica do município, as motos serão muito úteis no processo de combate à dengue”, avalia.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), fez a locação do serviço, que inclui 10 motos adaptadas, pilotos e a manutenção dos veículos e das bombas. Caberá à Vigilância Epidemiológica fazer o roteiro a ser percorrido, monitorar o trabalho desempenhado, bem como orientar os profissionais que atuarão nos bairros. Os recursos para a execução do projeto são do Governo Federal.
Fumacê
O inseticida serve para eliminar o Aedes aegypti adulto e o culex, também conhecido como pernilongo. A Semus, por meio da Vigilância Epidemiológica, orienta para que, quando o carro ou a moto com o inseticida passar, o morador abra portas e janelas. E também lembra que é preciso tomar alguns cuidados, como: cobrir viveiros de animais, potes de água e comida, proteger crianças e idosos propensos a asma e alergias, e, por fim, evitar a exposição dos alimentos ao inseticida.
Dengue
A doença é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, infectada com o vírus da dengue. Ela causa dor abdominal forte; dor de cabeça e atrás dos olhos; febre alta; dor nas articulações e manchas vermelhas no corpo. Em caso de suspeita de dengue, a pessoa deve se hidratar, ingerindo líquido, e procurar logo uma das unidades de saúde ou os prontos atendimentos do município. Importante não se automedicar, principalmente com ácido acetil salicílico (AAS).
Denuncie
Para denunciar casos de dengue e situações que favoreçam a proliferação de mosquitos, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelos 3346-6518 ou 3346-6519.
Cuidados contra a dengue
O reforço das motos fumacê não elimina a responsabilidade de cada pessoa manter sua residência ou imóvel livre de focos do mosquito. Saiba como você pode colaborar.
- Mantenha caixas d`água, tonéis, tambores, barris, cisternas e poços bem fechados. Tampe com a tampa própria ou telas. Não use plástico.
- Lave a caixa d`água com escova e sabão a cada seis meses. Os outros reservatórios devem ser lavados uma vez por semana.
- Elimine xaxins e pratinhos de vasos de plantas. Se não for possível, escorra a água todos os dias e lave o pratinho com escova, água e sabão uma vez por semana. Ou coloque areia até a borda do pratinho.
- No caso de plantas aquáticas, a água deve estar no nível abaixo do material que está dentro do vaso, com pedras e enfeites. A água deve ser trocada, o vaso e o material dentro dele devem ser lavados com escova, água e sabão uma vez por semana.
- Fure e entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza pública ou para reciclagem. Caso precise ficar com os pneus, guarde-os sem água em local seco e coberto, protegidos da chuva e de goteiras.
- Se for utilizado como brinquedo, fure o pneu em vários lugares, evitando que a água se acumule dentro dele.
Disque dengue:3343-6633
Serviço:
Entrega das motos fumacê
Onde: em frente à prefeitura municipal de Cariacica. Rodovia BR 262, Km 3, em Alto Lage.
Quando: segunda-feira (30), às 8h
Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Brunella França