Taxistas de Cariacica conhecem novo uniforme

Os uniformes ganharam a tonalidade cinza, com opções de camisas gola polo e social.FOTO: Semco/Claudio Postay

Os uniformes ganharam a tonalidade cinza, com opções de camisas gola polo e social.FOTO: Semco/Claudio Postay


Os novos uniformes para os taxistas de Cariacica foram apresentados durante a “Festa do Taxista”, realizada na tarde desta quarta-feira (25), no Clube da Terceira Idade “Somos Felizes”, no bairro Porto de Santana. Os modelos ganharam a tonalidade cinza, com opções de camisas gola polo e social. Centenas de taxistas que atuam no município deram uma pausa nas atividades de trabalho para participar da comemoração. A confraternização contou com atrações musicais, orientações e exposição de leis e normas pertinentes à atividade da categoria, café colonial, rifa e sorteios. Atualmente, Cariacica conta com 551 permissionários de táxi na ativa.


A festa reuniu a categoria e possibilitou a discussão de assuntos importantes para quem está na profissão. Segundo Rogério Barcelos, coordenador de Táxi do município, a estimativa era de, aproximadamente, 700 pessoas na confraternização. Os organizadores aproveitaram para falar da lei que regulamenta a atividade de veículos com taxímetro no município (a lei complementar de nº 040/2012); e da normatização de como serão designados os novos pontos de estacionamento, capacitação de motoristas, legalização dos documentos e acessórios dos veículos utilizados como táxi.


 

Valorização


taxista_uniforme1


O secretário de Serviços e Trânsito de Cariacica, Wellinghton Nascimento de Lima, ressaltou em sua fala os desafios do setor de táxi no município e o trabalho em andamento para valorizar os taxistas e melhorar o serviço prestado por eles, com reflexos para os usuários. Entre as medidas já adotadas este ano nesse sentido estão: o curso de línguas (inglês e espanhol) oferecido aos taxistas, em parceria com o Sest Senat, e que está em andamento; a capacitação de atendimento ao cliente, realizada em abril, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Cariacica (CDC); e a redução do valor das taxas pagas pelos taxistas na cidade, em janeiro.


 

 

taxista_uniforme3


A maior queda foi nos valores de ativação e desativação, cujas taxas passaram de R$ 474,59 para R$ 98,00. O prefeito Geraldo Luzia Júnior, que fez o anúncio da redução dos valores na época, reafirmou a intenção de permanecer sensível às carências da categoria. Entre os desafios, segundo o prefeito, estão o reforço na fiscalização do transporte na cidade; a instalação de coberturas nos pontos de táxi; a criação de pontos rotativos; e o aperfeiçoamento constante dos profissionais.


 

 

taxista_uniforme2
Os taxistas Paulo Pereira Dornelas, Adivaldo Luiz Premoli e Jadir Vitalino da Silva estão na profissão há 33, 19 e 22 anos, respectivamente. Segundo eles, é perceptível o empenho em trazer melhorias para a categoria no município, com destaque para a recente adesivagem dos veículos, padronizando a frota; a redução das taxas para trabalhar e a chegada do novo uniforme. “O uniforme antigo era branco. Qualquer coisa, estava sujo. Como precisamos cuidar da aparência no atendimento ao cliente, as camisas novas, que têm a cor cinza, vão ajudar. Estou satisfeito”, contou Adivaldo.


 

Festa do Taxista/2013


Galeria de imagens


Semco/Claudio Postay




Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira