Semana Mundial de Aleitamento Materno destaca laço entre mãe e bebê

palestra_amamentacao

O pediatra Luiz Carlos Baltazar comandou a palestra na unidade de saúde de Bela Aurora


A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi aberta, em Cariacica, com palestra, apresentação de vídeo e café com prosa. O evento foi realizado na última sexta-feira (01), na unidade de saúde de Bela Aurora. Ao longo desta semana também serão feitas palestras, oficinas de artesanato e sorteio de brindes para as gestantes nas unidades de saúde de Rio Marinho, Mucuri, Oriente, Campo Verde e Padre Gabriel. Nesta terça é a vez de Rio Marinho


A organização das atividades ficou a cargo do Programa Saúde da Criança. A referência técnica do programa, Cintia Daros Lourenço, lembrou que o incentivo ao aleitamento materno é uma das principais estratégias para a redução da mortalidade infantil. A ação também se adequa a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o ODM da Onu.


Em Bela Aurora, o pediatra Luiz Carlos Baltazar, que trabalha na unidade do bairro há 13 anos, ministrou a palestra. Ele contou que um dos seus objetivos como profissional é desmistificar que o leite materno só serve para matar a fome e fazer a criança ganhar peso. “Não há contribuição maior que uma mãe possa dar para a saúde do seu filho do que amamentá-lo. O leite materno fornece a criança tudo aquilo que ela precisa. Além de aumentar a imunidade, confere proteção e afeto, devido à proximidade com a mãe”, frisou.


Os ensinamentos do médico foram ouvidos pela moradora do bairro Boa Sorte, Sara Barreto, 20 anos.  “Eu vim assistir à palestra para tirar minhas dúvidas sobre o assunto, afinal, sou mãe de primeira viagem. Meu filho tem um mês e 20 dias e confesso: não sabia que o meu leite é tão importante e é capaz de trazer tantos benefícios para ele", declarou, admirada. Ela prometeu que vai alimentar o pequeno João Vitor pelos próximos seis meses usando apenas leite materno. Depois, irá introduzir gradativamente outros alimentos.




gestante

Sara Barreto e sua filha Nilza, acompanhadas da enfermeira da unidade de Bela Aurora, Vanda Ramos


Já a cozinheira Maria José dos Santos, 57, acompanhou a filha Nilza dos Santos, 18, que está grávida. Maria teve 16 filhos e fez questão de amamentar todos eles. Agora, ela procura informar a filha, gestante há sete meses, a respeito dos cuidados da maternidade. “Eu acompanho e aconselho. Amamentar é muito bom. É um elo de amor com a criança”, avalia.


A ação na unidade de Bela Aurora foi apenas a abertura das atividades referentes à data. Confira a programação:

U.S. Rio Marinho
Data: terça-feira (05), às 8h.
Ação: abertura com café da manhã, oficina de artesanato para as gestantes e palestras.

Data: quarta-feira (06), as 11h.
Ação: palestra, oficina de artesanato, lanche e sorteios de brindes para as gestantes.

U.S. Mucuri
Data: quarta-feira (06), às 8h.
Ação: palestras e orientações.

U.S. Oriente
Data: quarta-feira (06), às 13h.
Ação: palestra educativa.

U.S. Campo Verde
Data: sexta-feira (08), às 10h.
Ação: orientações sobre aleitamento materno

U.S. Padre Gabriel
Data: de segunda-feira (04) a sexta-feira (08), das 8h às 16h.
Ação: educação em saúde para os pacientes que aguardam na sala de espera.

Data: terça-feira (05), às 9h.
Ação: palestra sobre aleitamento materno, orientações sobre o banco de leite e apresentação teatral.