Segunda Ponte recebe iluminação em Cariacica
Por Marketing, postado em 23/09/2013

Além das 20 luminárias instaladas sobre a ponte, Cariacica mantém outros 45 pontos de luz nas alças de acesso ao município.FOTO: Google Maps
Novas luminárias, identificadas com a cor verde, foram instaladas sobre a Segunda Ponte, no domingo (22). O trecho compreende dez postes, com 20 pontos de iluminação. A fiação também foi avaliada e recuperada nos trechos danificados. O serviço tinha prazo de 60 dias para ser executado, mas foi concluído antes pelo município devido às condições favoráveis de entrega antecipada do material para o reparo dos postes.
A compra de postes, fios e lâmpadas utilizados na recuperação da iluminação do trecho da Segunda Ponte sob a responsabilidade da prefeitura de Cariacica foi feita por meio do contrato de manutenção da iluminação pública vigente no município. A secretaria de Obras (Semob), responsável pela manutenção da iluminação na cidade, tinha até o fim da primeira quinzena de outubro para realizar o serviço, mas conseguiu reduzir esse prazo, devido à agilidade na entrega do material de troca das luminárias pelo fornecedor.
Municípios
A Segunda Ponte liga Cariacica, Vila Velha e Vitória. Um convênio de cooperação entre os três municípios vizinhos definiu a divisão da extensão da ponte em partes iguais. Em Cariacica, o documento encontra-se em análise na Procuradoria municipal e será assinado em breve. Pelo convênio, Cariacica fica com a tarefa de iluminar um trecho sobre a Segunda Ponte, a partir do 33º poste no sentido Vitória/Cariacica, e as três alças de acesso à cidade, em Jardim América, aumentando sua responsabilidade de 45 para 65 pontos de iluminação.
Vila Velha e Vitória dividirão, igualmente, o restante da ponte. O secretário de Obras de Cariacica, Rodrigo Vecchio, explicou que a iluminação da extensão da Segunda Ponte sob responsabilidade de Cariacica era uma prioridade da atual administração. O trecho encontrava-se às escuras desde o ano passado.
Dnit e DER
A estrutura da Segunda Ponte é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Mas, por uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a iluminação pública deve ser mantida pelas prefeituras. No dia 24 de março deste ano, o município já havia feito melhorias na iluminação das três alças de acesso à cidade, na Segunda Ponte. Na época, foram instalados três postes e trocadas 24 luminárias, com modelos mais potentes e econômicos.
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira