Plano de combate à dengue para o verão 2014 começa a ser posto em prática
Por Marketing, postado em 23/09/2013
Contratação de 170 agentes da dengue e locação de 10 motocicletas para desempenharem o serviço de fumacê. Essas são as principais apostas da secretaria municipal de Saúde (Semus) para ajudar a minimizar o número de casos da doença no município. Os veículos adaptados serão entregues no dia 30 de setembro. Eles chegam num momento oportuno. Até o dia 14, foram notificados 9.245 casos suspeitos, em Cariacica.
A gerente de Vigilância Epidemiológica, Denise Carramanhos, lembra que a tendência agora é que o número de casos aumente porque com o aumento da temperatura e a chegada da época das chuvas também há maior proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Como plano de contingência para evitar que isso aconteça, além das ações já citadas, a Prefeitura continuará com o trabalho que tem desenvolvido. Palestras, mobilizações com panfletagem e ações educativas para orientar e conscientizar os moradores da cidade sobre a dengue (sintomas, prevenção e tratamento) não sairão da pauta.
Os agentes de saúde ambiental, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizarão visitas domiciliares promovendo a educação em saúde e a busca ativa por focos do mosquito transmissor nas residências. Também serão feitos, em parceria com outras secretarias, como a de Serviços e Trânsito (Semset), mutirões de limpeza urbana, com disponibilização do papa-móveis, recolhimento de lixo e reforço nos serviços de passagem de carro fumacê em pontos críticos.
Nesta quinta-feira (27), por exemplo, haverá uma mobilização integrada de combate à dengue e leptospirose em Nova Rosa da Penha I. A ação tem início a partir das 8h30, com saída da praça que fica em frente ao Pronto Atendimento (PA) do bairro. Durante a atividade, haverá caminhada com panfletagem e ações educativas para orientação e conscientização dos moradores. Os agentes comunitários de saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizarão as visitas domiciliares. Para completar o trabalho, na praça local, haverá um posto de informações sobre as doenças.
Prevenção
A conscientização, prevenção e mobilização social são instrumentos importantes para o combate a dengue. A população pode ajudar de diversas formas a prevenir à doença. Entre elas, cuidar da própria residência, para que não haja focos do mosquito. Permitindo, inclusive, que o agente da dengue, devidamente identificado, entre em sua casa para fazer a busca de focos.
Moto fumacê
A novidade no combate à dengue em Cariacica este ano é o uso das motos fumacês. Trata-se de uma motocicleta adaptada com bombas para ampliar o alcance da substância que elimina os moquitos também em becos e ruas estreitas, onde o carro não chega. A previsão é que, até novembro, elas já estejam em ação nas ruas de Cariacica. O serviço é locado e inclui 10 motos adaptadas, pilotos e a manutenção dos veículos e das bombas.
Caberá à Vigilância Epidemiológica fazer o roteiro a ser percorrido, monitorar o trabalho desempenhado, bem como orientar os profissionais que estarão nos bairros. O fumacê serve para eliminar o Aedes aegypti adulto e o culex, também conhecido como pernilongo.
Cuidados na sua casa
O morador deve continuar na sua postura de prevenção à doença. Para isso, seguem algumas dicas:
- Mantenha caixas d’água, tonéis, tambores, barris, cisternas e poços bem fechados. Tampe com a tampa própria ou telas. Não use plástico.
- Lave a caixa d’água com escova e sabão a cada seis meses. Os outros reservatórios devem ser lavados uma vez por semana.
- Elimine xaxins e pratinhos de vasos de plantas. Se não for possível, escorra a água todos os dias e lave o pratinho com escova, água e sabão uma vez por semana. Ou coloque areia até a borda do pratinho.
- No caso de plantas aquáticas, a água deve estar no nível abaixo do material que está dentro do vaso, com pedras e enfeites. A água deve ser trocada, o vaso e o material dentro dele devem ser lavados com escova, água e sabão uma vez por semana.
- Fure e entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza pública ou para reciclagem.
- Caso precise ficar com os pneus, guarde-os sem água em local seco e coberto, protegidos da chuva e de goteiras.
- Se for utilizado como brinquedo, fure o pneu em vários lugares, evitando que a água se acumule dentro dele.
Denuncie:
Para denunciar casos de dengue e situações que favoreçam a proliferação de mosquitos, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelos 3346-6518 ou 3346-6519.
Disque-dengue:3343-6633
Serviço
Mobilização Integrada de Combate à Dengue e Leptospirose
Onde:bairro Nova Rosa da Penha I
Quando:sexta-feira, 27 de setembro
Horário:8h30
Ponto de encontro:saída da Praça, em frente ao Pronto Atendimento ( PA) de Nova Rosa da Penha I.
Informações Adicionais:
Fonte: www.saude.es.gov.br/dengue
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira