Livro conta história recente de Cariacica para crianças

Autora fez as fotos para a contracapa do livro em Cmei do bairro onde estudou na infância.FOTO:  Divulgação/ Fernando Madeira

Autora fez as fotos para a contracapa do livro em Cmei do bairro onde estudou na infância.FOTO: Divulgação/ Fernando Madeira


Fatos históricos e sociais recentes de Cariacica, contendo noções de saneamento básico, tradições e folclore local, cidadania e democracia. Este é o conteúdo do livro “Minha Cariacica”, de Kátia Fialho, 31 anos, que está sendo lançado com o incentivo da Lei João Bananeira. A obra visa a estimular a sensação de pertencimento à cidade e a valorização da cultura local em seus pequenos cidadãos-leitores.


A obra inédita trata do desenvolvimento recente da cidade, ilustrada e em audiolivro, voltada ao público infantil (crianças em fase de alfabetização). Seu conteúdo foi elaborado pela escritora e revisado por uma pedagoga especializada em séries iniciais. “Composta de livro com ilustrações, a história também é disponibilizada em áudio encartado junto do livro, de forma a proporcionar acessibilidade ao público com deficiência visual, cumprindo o papel constitucional do Estado em oferecer condições de igualdade no acesso à educação aos seus cidadãos”, destaca a autora.


Kátia Fialho acredita que “Minha Cariacica” servirá como importante ferramenta de apoio curricular para a grade de ensino na alfabetização das crianças da rede municipal e particular da cidade. “Além da doação obrigatória de 5% dos exemplares à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, eu vou doar também um exemplar para cada centro de ensino infantil do município e pretendo apresentar proposta à Secretaria de Educação para adotar como material de apoio paradidático aos alunos das séries iniciais”, diz.


Ilustrando a relação de amor da artista, nascida em Aimorés (MG), com a cidade que a adotou, as fotos da contracapa foram tiradas no Cmei Tarcílio Montanari, em Bela Aurora. Segundo ela, é uma forma de homenagear o primeiro bairro onde morou quando chegou ao Espírito Santo e onde residiu até os 11 anos, mudando-se depois para Jardim América, bairro em que está até hoje.


O livro estará disponível para aquisição a partir desta quinta-feira (26), diretamente com a autora. A obra custa R$ 20,00. E quem estiver interessado pode entrar em contato pelo telefone 9289-4741 ou pelo e-mail [email protected].


Confira abaixo uma entrevista com Kátia Fialho, concedida por e-mail.


Por que você decidiu realizar esse projeto? Quais eram os seus objetivos?
Kátia Fialho : Decidi realizar o projeto como forma de homenagear a cidade (que me acolheu), já que apesar de morar aqui desde bebê, eu nasci em MG. Os objetivos eram, além da referida homenagem, contar um pouco da história do desenvolvimento e crescimento recente da cidade: suas conquistas, seus desafios e a forma como foi e vem sendo incentivada a (re)construção da autoestima de seus moradores; incutindo essas questões desde a mais tenra idade, na fase de alfabetização dos pequenos cidadãos, já que hoje não existe nenhuma publicação do gênero voltada ao público infantil. O livro é ilustrado e tem o recurso de audiolivro, para prover o acesso do conteúdo aos deficientes visuais.


Quais foram as suas referências?
As referências foram:
- o livro didático de história disponibilizado na rede de ensino;
- a própria vivência como moradora e servidora do município;
- as histórias compartilhadas entre família e amigos;
- as publicações do acervo de dados da prefeitura.


Como foi seu processo criativo?
O processo criativo teve como ponto de partida a criação de um enredo que narrasse os fatos ocorridos na história recente da cidade (últimos 30 anos), trazendo um breve panorama do início da ocupação do município, de forma lúdica e divertida, com o apoio e a revisão de uma pedagoga especializada na docência de séries iniciais; visando a levar ao pequeno leitor a fixação de temas como urbanização, geografia, democracia, administração pública, cidadania, entre outros, de forma não comprometida com datas, mas com a compreensão da importância desses temas para a vida em sociedade.


O que foi mais marcante durante a tessitura do livro?
O que mais marcou durante a produção do livro foi esse mergulho na história da cidade e de sua gente, o sucesso no enfrentamento de demandas históricas da população, que antes não era ouvida pelo poder público e passou a ser protagonista das transformações que podem ser vistas em todos os cantos da cidade.


Serviço
Livro “Minha Cariacica”, de Kátia Fialho
Quanto: R$ 20,00
Onde comprar: com a autora. Contato pelo telefone 9289-4741 ou pelo e-mail [email protected].


 

Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Marcelo Pereira