Manifesto Cultural da Juventude de Cariacica, com muito funk e hip hop, será neste sábado (21) em Campo Grande

FOTO:  Divulgação

FOTO: Divulgação


Disposição e animação não irão faltar no Manifesto Cultural da Juventude de Cariacica, que promete reunir as diferentes expressões juvenis da cidade. O encontro acontece neste sábado (20), na Praça de Campo Grande, localizada na avenida Expedito Garcia, das 9h às 13h. Haverá apresentações com os grupos de dança dos mais variados gêneros.


Representando o movimento hip hop os grupos Red Black, Arte de Rua e o MC Feijó de Vale Esperança demonstrarão os passos improvisados e o ritmo deste estilo. O grupo Os Safadinhos, do bairro Padre Gabriel, além de apresentar o hip hop também vão tocar funk. O samba estará representado pelo grupo S de Samba, de Jardim América.


De acordo com a gerente de Juventude do município, Sabrina Nogueira, o evento tem o objetivo de chamar a atenção da população para as várias expressões juvenis existentes na cidade e comemorar o Dia Municipal da Juventude, por meio de apresentações culturais. “A grande meta desse evento é valorizar a cultura local e os grupos de jovens que se formam, além de incentivar a garotada a continuar lutando por um espaço na sociedade. O manifesto é uma forma de mobilizar a sociedade para reconhecer a juventude como um futuro promissor e não como um problema. Além disso, sensibilizar a população e as autoridades que a juventude precisa de uma atenção maior e de reconhecimento”, explica.


Algumas pautas de reivindicações são comuns entre os grupos juvenis organizados, como a criação de uma Casa de Juventude com estrutura que permita a organização dos grupos; a profissionalização destes grupos, construção de áreas de lazer voltadas para juventude; e inauguração do Centro de Referência da Juventude.


No evento, serão lembradas as funções da gerência de Juventude e as metas para 2013 a 2014. As metas são: a reorganização do Conselho Municipal da Juventude, a construção de um Plano Municipal da Juventude, a Organização do Comitê de Juventude, a construção do Centro de Referência da Juventude. Também está inclusa a implantação dos programas Juventude Viva (que visa a promoção da juventude negra), Estação Juventude (informatização da juventude através da cidadania digital) e o Programa de Redução da Violência Letal contra Jovens e Adolescentes, com o objetivo de diminuir os índices de violência contra a juventude.


 

Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira